Usina de Itaipu: Como visitar, preços de ingressos e dicas úteis

Veja as informações sobre a maior usina hidrelétrica do Brasil e uma das maiores do mundo. Como visitar Itaipu, preço dos ingressos e outras informações.

» Página Inicial

Uma das grandes atrações para quem visita a região da tríplice fronteira, Brasil, Argentina e Paraguai, é sem dúvida a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma instalação gigantesca com números que impressionam e com significado muito grande para o Brasil e os brasileiros.

Itaipu é uma usina binacional que foi construída no Rio Paraná na divisa do Brasil e Paraguai, por isso a usina pertence aos dois países. Da energia gerada metade é do Brasil e metade é do Paraguai, contudo na prática, 90% dela vem para o Brasil e apenas 10% vai para o Paraguai. O Brasil compra os 40% do Paraguai pela “modesta” quantia de US$ 1.000.000 (um milhão de dólares) por dia.

Como visitar Itaipu?

[caption id="attachment_68" align="alignnone" width="740"]Entrada da Itaipu Binacional Entrada da Itaipu Binacional[/caption]

A usina além de gerar muita energia elétrica é também um ponto turístico de grande interesse para quem visita Foz do Iguaçu. Situada a uma distância de aproximadamente 12 km do centro de Foz, a usina tem acesso fácil por uma via pavimentada de boa qualidade.

Para visitar a usina é necessário comprar um ingresso e de preferência que seja antecipado, pois pelo que percebi existem cotas diárias e embora seja possível comprar no local, o indicado é antecipar. A compra antecipada poderá ser feita em algumas agências de turismo na cidade, como também diretamente pelo site da Itaipu (link no final).

Nós deixamos para comprar na bilheteria, mas dependendo do dia é possível chegar lá e não ter mais ingressos, já que como explicado acima, existe cotas de visitação diária.

Programas de visitas

[caption id="attachment_69" align="alignnone" width="740"]Vista panorâmica da Usina de Itaipu Vista panorâmica da Usina de Itaipu[/caption]

Há três programas de visitas ao local. Sendo a vista panorâmica, circuito especial e iluminação da barragem. Veja abaixo as informações de cada uma:

Vista panorâmica

Nós optamos por este programa, nele você faz uma visita de ônibus turístico com vista panorâmica da usina. Passa em cima da barragem e em baixo dela próximo das turbinas. É o programa básico e essencial para quem quer conhecer o local.

Circuito especial

No circuito especial é feito o mesmo que na vista panorâmica e além disso existe a visita ao interior da usina, nas turbinas e onde é gerado a energia elétrica.

Eu queria este programa, mas meu filho era menor de 14 anos e ele não poderia ir.

Iluminação da barragem

A iluminação da barragem é um espetáculo de luzes que ocorre nas noites de sexta-feira e aos sábados. A barragem de concreto é iluminada por 747 refletores e 112 luminárias permitindo um belo espetáculo.

Abaixo um vídeo que fiz enquanto passávamos em cima da barragem:

Ecomuseu

O Ecomuseu fica próximo da entrada e é um museu onde está exposto muitos objetos da época da construção da usina, bem como informações a respeito da obra, uma réplica da turbina, maquete da usina e de parte do estado do Paraná, entre outras curiosidades.

Vale a pena visitar Itaipu?

Com certeza. A visita é roteiro obrigatório de quem vai a Foz como turista. Outras informações e compra de ingressos antecipados podem ser feitos no site: https://www.turismoitaipu.com.br

Vale lembrar que os valores citados são de janeiro de 2015, logo, é possível que atualmente os valores tenham mudado, mas no site acima é possível encontrar os valores atualizados.

A Usina Binacional de Itaipu é um lugar que eu fui e gostei.


 
Veja também: