TJGO - Tribunal de Justiça de Goiás. História, primeiro Habeas-corpus e mais

Perguntas e respostas sobre TJGO - Tribunal de Justiça de Goiás. Qual o objetivo busca a Rede de Governança do tribunal? Quando foi realizado o primeiro Habeas-corpus do TJGO?

» Página Inicial

O que é o TJGO?

É um órgão responsável pelo poder judiciário do estado de Goiás,sua cede encontra-se em Goiânia e pode exercer seu poder em todo o território estadual, conta com 36 desembargadores.

Como é a história do TJGO?

O Tribunal de Justiça de Goiás completou 125 anos em 1999, o TJGO funciona a mais de 2 séculos, quando Bartolomeu Bueno da Silva Filho virou superintendente-geral das Minas de Goiás e João Leite da Silva Ortiz o guarda-mor, em 1728. Até 1809 o TJGO era a unica existente para todo o território já que até aquele momento não tinha nenhum Juiz de carreira.

Quando foi realizado o primeiro Habeas-corpus do TJGO?

O primeiro julgamento da história do TJGO foi em 19 de maio de 1874, onde foi feito um tratado de Habeas-corpus que recorria ao Ex-oficio do Juiz Braz Afonso da Silva, em 19 de junho do mesmo ano foi julgado o segundo feito, Apelação Criminal onde foi negado a acusação do réu por maioria de votos.

Quando foi feita a transferência do TJGO para a nova capital?

Enquanto a nova capital estava em construção, a constituição estadual marcou um prazo de 2 anos para para a sede ser transferida ao novo governo no mês de julho de 1937 o tribunal realizou a aprovação de uma proposta para o encerramento do tribunal na antiga capital e em 30 dias os funcionários do novo local pudessem assumir o novo local do TJGO na cidade de Goiás

PALP - Plano de Auditorias de Longo Prazo do TJGO como funciona?

O PALP como é conhecido tem como propósito abranger ações de autoria nas diretorias do judiciário para garantir que as ações exerçam os papeis importantes e fundamentais, para que possa atingir as metas estipuladas pelo Poder Judiciário.

De que maneira funciona o Escritório de Projetos - Eproj utilizado pelo TJGO?

Realiza implementações de gestão dos projetos do TJGO faz assessoria á programas seguindo a criação de lei da Secretaria de Gestão Estratégica. As principais atribuições do Eproj são: Acessoar e administrar projetos de estratégias, atualizar modelos já em gestão, fazer consultoria, cuidar de padronizações de projetos, e promover sempre a melhoria.

Qual o objetivo busca a Rede de Governança do TJGO?

Busca uma metodologia periódica, monitora resultados e avaliações como gestão estratégica, gestão administrativa e gestão operacional.


 
Veja também: