Tipos de temperamento: Personalidade extrovertida e introvertida

Perguntas e respostas sobre tipos de temperamento. O que é um temperamento e personalidade extrovertida? Como podemos caracterizar o ser humano diante de tudo isso?

» Página Inicial

O que é um temperamento?

Existem razões para todas as coisas que realizamos, embora isso se torne muito complicado de ser entendido, sabemos que em todas as vezes agimos por causa do temperamento, pois cada pessoa possui uma forma temperamental diferente da outra.

Todos temos os dois temperamentos dentro de nós, introversão e extroversão, mas existe uma escala da qual mede se a pessoa é mais extrovertida ou introvertida.

Como pode ser explicado de forma genérica o temperamento?

Uma explicação genérica para o temperamento justifica-se ao fato de todos nós ter nascidos com tendencias contemporâneas que sempre existiram em nosso DNA, exatamente como cor de cabelo, olhos, o temperamento também é herdado.

Personalidade extrovertida?

Personalidade extrovertidas tem um temperamento mais alegre e confortável diante de uma multidão sendo capaz de fazer amizades facilmente, e também que consegue se destacar rapidamente entre outras pessoas.

As pessoas extrovertidas geralmente são líderes e aparecem com mais frequências nas comunicações de uma maneira geral, uma vez que sua personalidade facilita o contato com pessoas, a comunicação e mais. Há contudo pessoas extrovertidas que são chatas pelo exagero ou falta de bom senso, portanto esta característica é positiva até certo ponto, se não a pessoa não souber lidar com isso acaba gerando um aspecto negativo.

Os extrovertidos mantêm sua energia na relação social ele se recarrega nessa relação, se estimula muito facilmente nos dias atuais, onde há todo momento tem principalmente em redes sociais um convite ao contato, a fala, a conversa etc. O extrovertido tem a característica de abrangência, de amplitude.

Personalidade introvertida?

Geralmente são pessoas melancólicas e bastante tímidas, em uma forma mais apurada podemos chamar de pessoas reservadas. Essas pessoas sentem-se pressionadas e ansiosas por estar em meio de um grande número de pessoas, especialmente quando são destacadas diante de outras pessoas.

Pessoas acanhadas, como diria antigamente, não tem necessariamente um problema, mas em algumas áreas ou situações da vida, bem como dependendo da gravidade disso, pode gerar constrangimento ou alguma dificuldade. O ideal é que pessoas muito introvertidas sejam orientadas e acompanhadas para poderem se desenvolver melhor na comunicação e relacionamentos interpessoais.

Segundo Yung o introvertido é aquele que perde energia na relação social, portanto não tem a ver com timidez ou com dificuldades da pessoa se relacionar, mas sim ele tem um limite para essa interação, onde ele precisa se carregar de forma introspectiva, ele no meio social busca profundidade nas relações sociais, o introvertido não precisa de muitos estímulos.

Como podemos caracterizar o ser humano diante de tudo isso?

Podemos caracterizar que todos os seres humanos possuem um pouco de cada temperamento, porém cada pessoa terá um comportamento dominante sobre os outros, fazendo então que os outros virem apenas comportamentos secundários.

O que o temperamento de uma pessoa tímida pode causar em meio á uma multidão?

Geralmente pessoas que possuem temperamento tímido, quando são destacadas para várias pessoas podem acontecer várias coisas como, a pessoa trava ficando sem nenhuma reação, não consegue sorrir, fica com o rosto todo vermelho ou começa a tremer sem saber o que fazer. Porém esse comportamento pode ser tratado junto á um especialista.

Quais os pontos fortes e fracos de cada comportamento?

Todos os temperamentos existem pontos fortes e fracos onde devemos aprender a lidar com eles, não tem um certo tipo de comportamento que é melhor que o outro, pois todos possuem boas e más qualidades. Deve ser lembrado que não existem duas pessoas iguais, então nunca tente ser o que você não é, para lidar com todos os comportamentos de forma correta o melhor jeito é sendo coce mesmo, criando seu próprio estilo de ser.

Deve-se reconhecer-se se olhar e saber qual temperamento você tem mais tendência e respeitar isso dentro de você, de forma a compreender e saber como agir em determinado momento onde seu temperamento será estimulado.


 
Veja também: