Tipos de pele: Normal, seca, oleosa, mista e outras

Perguntas e respostas sobre tipos de pele. Pele normal? Pele seca? Pele oleosa? Pele mista? Como cuidar da pele normal e da seca? Como cuidar da pele mista? Como cuidar da pele oleosa?

» Página Inicial

Pele normal?

Tem aspecto rosado e os poros são pouco evidentes. O equilíbrio entre as quantidades de água e lipídios garante hidratação adequada, com textura brilhante, toque aveludado e pouquíssimas imperfeições. Nessas pessoas, o aparecimento de rugas é mais intenso na região dos olhos.

Pele seca?

A baixa produção de lipídios faz com que a pele fique seca, áspera, frágil e facilmente irritada, provocando sensação de desconforto e repuxamento. Oscilações hormonais e condições ambientais, como excesso de sol, contribuem para essa condição. Pessoas com a pele seca têm maior tendência ao aparecimento de rugas.

Pele oleosa?

Tem aparência lustrosa e engordurada, com poros dilatados e, normalmente, apresentam cravos e espinhas. O excesso de oleosidade é provocado pela hiperatividade das glândulas sebáceas, que produzem mais sebo do que o necessário.

Pele mista?

Apresenta poros dilatados apenas na zona T (testa e nariz), tendo uma oleosidade mais intensa nesta área e leve tendência a formar cravos. Na região das bochechas, a pele pode ser normal ou seca.

Como cuidar da pele normal e da seca?

Lave o rosto pela manhã para retirar as impurezas produzidas durante o sono.

Aplique um hidratante em creme e o filtro solar.

À noite, lave o rosto novamente para remover a poluição e a maquiagem, aplique um tônico adequado para o seu tipo de pele e em seguida o creme hidratante.

Máscaras faciais hidratantes e um esfoliante leve podem ser utilizados uma ou duas vezes por semana.

Como cuidar da pele mista?

Lave o rosto pela manhã com sabonete à base de ingredientes adstringentes, que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros.

Aplique um hidratante em gel ou loção oil-free (livre de óleos) para oleosidade da pele.

Em seguida, um filtro solar, também livre de óleo.

Mesmo que a pele fique com aspecto oleoso ao longo do dia, resista à tentação de lavá-la, pois isso remove a oleosidade natural e aumenta ainda mais a produção de sebo.

Como cuidar da pele oleosa?

À noite, lave o rosto novamente, aplique um tônico facial indicado para o seu tipo de pele e, em seguida, o mesmo hidratante utilizado pela manhã.

Máscaras que controlam a oleosidade e esfoliantes que ajudam a prevenir a formação de cravos podem ser usados até duas vezes por semana.

Lave o rosto pela manhã com sabonete à base de ingredientes adstringentes, que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros.


 
Veja também: