Tipos de parafusos: passantes e não não-passantes, de pressão e prisioneiros

Perguntas e respostas sobre tipos de parafusos e quantos existem? Veja sobre os modelos passantes e não-passantes, prisioneiros e outros tipos mais utilizados.

» Página Inicial

Qual a definição de parafuso?

Um parafuso é um item usado para fixar peças através de uma união não permanente. É útil, portanto, em artifícios que podem ser montados e desmontados, apertando ou desapertando os parafusos.

Quais são as suas partes?

Ele possui, normalmente, duas partes: o corpo e a cabeça. Mas isso não é regra, já que há peças que não possuem cabeça. Os parafusos possuem um corpo cilíndrico ou cônico, que pode ser totalmente roscado ou apenas parcialmente. Há também vários formatos de cabeças.

Quais são os tipos existentes?

Eles possuem características distintas, como a cabeça, a forma da rosca, a haste e o tipo de acionamento. As diferenças determinam a finalidade das peças, que são classificadas em quatro grupos: passantes, não passantes, de pressão e prisioneiros. Além disso, eles podem variar no formato das pontas.

Passantes

Eles são chamados assim porque atravessam peças que precisam ser unidas. Por passarem de lado a lado, diretamente através dos furos, os parafusos passantes são usados em uma função específica. Eles podem ou não possuir cabeças. E, a depender da sua aplicação, são usados com alguns acessórios, como arruelas, porcas e contraporcas.

Não passantes

Os parafusos não passantes são caracterizados por não necessitarem de porcas. Isso porque o próprio furo roscado exerce a função dessa peça, sendo ele feito em um dos artefatos que precisam ser unidos através do parafuso.

De pressão

Como nome indica claramente, são parafusos fixados através da pressão. Eles podem ter cabeça ou não, dependendo a função que precisam exercer. As próprias pontas das peças são responsáveis por aplicar a pressão na peça.

Prisioneiros

Os parafusos prisioneiros possuem rosca em ambas as extremidades. Portanto, não possuem cabeça. A aplicação dessa peça é útil em casos de montagem e desmontagens constantes. Isso porque, se forem usados outros tipos de parafusos, a rosca dos furos acabaria danificada em pouco tempo. Esse tipo de peça pode ainda possuir roscas em sentidos opostos, ou seja, um em horário e outro em anti-horário. Para a fixação, é usada uma ferramenta específica, ou ainda um sistema de apoio feito com duas porcas travadas numa das extremidades da peça.

Quais os tipos de formato da cabeça?

A cabeça do parafuso pode ser de diversos formatos: sextavada, de formato hexagonal; quadrada; redonda, de formato circular; abaulada, com um formato de guarda-chuva; cilíndrica; escareada, semelhante a uma lanterna; e escareada-abaulada, que consiste numa mescla dos dois formatos anteriores.

Quais os formatos do corpo?

O corpo cilíndrico pode apresentar diâmetros diferentes em sua extensão, sendo que a parte com rosca é maior que a parte lisa. Ou o diâmetro do corpo é igual tanto na parte lisa quanto na parte com rosca.

Quais os formatos das pontas?

A ponta do parafuso pode ser cônica, arredondada ou abaulada, plana e plana com chanfra, com o formato de um tronco de cone.

Quais os tipos e formatos dos dispositivos de atarraxamento?

Os tipos de dispositivos de atarraxamento são os seguintes: sextavado; quadrado; sextavado interno, que possui uma fenda hexagonal; fenda, que consiste em uma linha reta ou um sinal de menos (-); fenda cruzada, que é semelhante a um sinal de mais ou uma cruz (+); borboleta; recartilhado; e torx, que tem o formato de uma estrela com 6 pontas arredondadas.

Quais as ferramentas usadas para parafusar e desparafusar parafusos?

Para parafusos sextavados, utiliza-se a chave soquete com boca sextavada. Para parafusos quadrados, utiliza-se também a chave soquete, porém com boca quadrada. Para sextavados internos, utiliza-se a chave Allen ou chave hexagonal. Para parafusos com fendas, utiliza-se a chave de fenda. Para parafusos com fenda cruzada, utiliza-se a chave de Phillips. Para parafusos torx, utiliza-se a chave torx, semelhante à chave Allen, porém com boca diferente.

O que são e para que servem as porcas?

A porca é um acessório metálico de formato cilíndrico ou prismático que apresenta um furo central com rosca. Acoplada a um parafuso, ela permite que seja feita uma melhor fixação do mesmo e uma boa união de peças. Por exemplo: deseja-se unir duas placas de USB (madeira), sem que as duas fiquem grudadas. Para isso, utiliza-se um parafuso de tamanho adequado que perfure as duas placas. Mas, se utilizarmos apenas o parafuso, eventualmente ele irá se soltar. Por isso, entre as duas placas, para que elas não fiquem juntas, rosqueamos uma porca, e, próximo à ponta do parafuso, rosqueamos outra porca, a qual evitará que o parafuso se solte e tornará a união das placas efetiva.

O que são e para que servem as arruelas?

As chamadas arruelas, como as porcas, possuem corpo circular com furo central, mas não possuem rosca interna. Elas podem ser de metal, plástico ou borracha e têm como função principal suportar a carga de um parafuso.

Quais os tipos de porcas e arruelas?

Existem diversos tipos de porcas, que podem ser utilizados com diferentes tipos de parafusos. Entre eles: a porca castelo; a porca sextavada com fendas; a porca escareada; a porca sextavada; a porca quadrada; a porca quadrada chata; a porca borboleta; a porca sextavada dupla; e a porca sextavada tipo calota. Quanto às arruelas, elas podem ser: chanfradas; dentadas; de pressão; ou lisas.


 
Veja também: