Tipos de hemorragia: Menstrual, digestiva, estomacal e outras

Perguntas e respostas sobre tipos de hemorragia. Causas da hemorragia digestiva? Hemorragia estomacal? Qual a diferença entre elas? O que é hemorragia? Essas e outras respostas

» Página Inicial

O que é hemorragia?

Hemorragia é caracterizada por uma intensa perda de sangue por algum orifício, ou corte, para dentro ou para fora do corpo. Sempre que um indivíduo for identificado com uma hemorragia de maior volume e que não ceda espontaneamente, recomenda-se levá-lo ao hospital o mais rápido possível. Ela pode ser de dois tipos, hemorragia interna ou hemorragia externa.

Qual a diferença entre elas?

Hemorragia Interna: ocorre quando não a vemos sem exames específicos ou quando há um pequeno sangramento no nariz ou nos ouvidos. Quando há uma hemorragia interna ela só pode ser identificada por médicos com base em exames específicos.

Hemorragia Externa: ocorre quando o sangue pode ser visto a olho nu, como ocorre nos acidentes automobilísticos, por exemplo.

Hemorragia menstrual?

A hemorragia menstrual é aquela que acontece fora do ciclo menstrual, ou quando há menstruação abundante por mais de 7 dias. Ela pode ter diversas causas e é uma das queixas mais frequentes nos consultórios de ginecologia. A hemorragia menstrual excessiva pode ser perigosa porque provoca a diminuição acentuada de ferro e aparecimento de anemia, reduzindo a quantidade de oxigênio no organismo.

Hemorragia digestiva?

A hemorragia digestiva é caracterizada por um sangramento em algum local do sistema digestivo. Ela pode ser classificada como hemorragia digestiva alta quando os locais do sangramento são o esôfago, o estômago e o duodeno ou hemorragia digestiva baixa, quando o sangramento ocorre no intestino delgado, grosso ou reto.

Causas da hemorragia digestiva?

Algumas das possíveis causas da hemorragia digestiva são:

Úlcera gástrica;

Úlcera duodenal;

Varizes esôfago-gástricas;

Câncer no esôfago, estômago ou duodeno;

Perfuração do esôfago, estômago ou duodeno.

Hemorroida;

Fissura anal;

Pólipo intestinal;

Doença de Crohn;

Diverticulose;

Câncer no intestino;

Perfuração do intestino;

Endometriose intestinal.

Hemorragia estomacal?

A hemorragia estomacal é um tipo de hemorragia digestiva alta caracterizada pela perda de sangue devido a uma ferida no estômago. Ela pode levar à anemia, dependendo da quantidade de sangue perdido. Seu principal sintoma é a coloração mais escura nas fezes e geralmente seu tratamento é feito com a toma de medicamentos anti-ulcerosos.

Tipos de hemorragia?

Hemorragia capilar: pelo rompimentos de vasos sanguíneos muitos pequenos,

Hemorragia arterial: pelo rompimento de uma artéria,

Hemorragia venosa: pelo rompimento de uma veia,

Hemorragia interna: não há exteriorização do sangue,

Hemorragia externa: quando o sangue sai para fora do corpo,

Hemorragia mista: quando ocorre mais de um tipo de hemorragia.

As hemorragias quando graves, devem ser tratadas prontamente, pois em alguns casos pode haver risco de morte.


 
Veja também: