Tipos de fontes: História, serifas, caixas e famílias tipográficas

Perguntas e respostas sobre tipos de fontes. O que é uma fonte tipográfica? História? Anatomia dos tipos de letras? Corpo de uma fonte? Serifas? Caixas de um fonte? Famílias tipográficas?

» Página Inicial


O que é uma fonte tipográfica?

É um tipos de caractere padrão ou uma coleção de caracteres tipográficos, onde possuem o mesmo desenho ou atributos. Sua utilização se deu nos anos 80 onde os usuários de computador começaram a utilizar esses tipos de fontes. As fontes eram criadas por programas de computadores desenvolvidos pela microsoft.

História?

Antes da criação das fontes digitais não havia nenhum tipo de confusão nesse quesito, no passado era utilizado fontes apenas para referencia de tamanho e peso. Além disso cada forma de fonte ou conjunto era adquirido separadamente das outras fontes.

Anatomia dos tipos de letras?

Os tipógrafos fizeram a criação de um vocabulário para conseguir descrever o aspecto de cada fonte. Alguns vocabulários se aplicam aos sub-conjuntos de fontes, os sub-conjuntos são decorações para um determinado tipo de fonte.

Corpo de uma fonte?

Para entender podemos falar que é a maneira simplificada da forma em que ela é feita, o corpo da fonte é o que á diferencia das outras fontes e definem seu próprio estilo. Existem várias formas de diferenciar uma fonte de outra.

Como: o tamanho de suas ascendentes e descendentes, tons de negrito ou itálico.

Serifas?

Esse tipo de fonte pode ser dividido entre duas categorias principais, fontes com serifas e sem serifas.

Serifas- Tem pequenos elementos de derrames dentro das letras. Porém as grandes empresas de impressão utilizam as sans serif que são aquelas sem serifa.

Caixas de um fonte?

As caixas não são nada mais que o conjunto que definem o tamanho da letra. Existem três tipos de caixas, caixa alta, caixa baixa e as caixas versalete. Caixa baixa representa letras pequenas, caixa alta são as letras maiúsculas e versaletes são versão de letras maiúsculas e minusculas que ficam no mesmo tamanho diferenciando apenas o modelo de letra.

Famílias tipográficas?

É um conjunto de várias fontes que possuem o mesmo jeito de características gráficas, porém tem algumas particularidades diferentes, como adições de itálicos negritos e outras formas de intensidades. podemos utilizar como exemplo de fonte a família Franklin Gothic. Existem várias outras famílias com suas próprias características e formas de serem feitas as fontes.


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade