Tipos de casacos: Blazer e paletó, jaqueta, cardigã, suéter e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de casacos, como blazer e paletó, jaqueta, varsity jacket, cardigã, suéter e outros tipos. Saiba quais são as características de cada um, bem como o seu uso.

» Página Inicial

Blazer e Paletó

Blazer: Pode ser acinturado ou não, e pode ter tamanhos variados. Geralmente tem dois botões. É uma peça que deixa o look mais elegante e menos informal. Pode ser usado com calças, saias, vestidos e shorts.

Paletó: Faz conjunto com calça ou saia da mesma cor. Ele é usado para formar um terninho feminino, e somente deve ser utilizado em situações formais.

Jaqueta, Perfecto e Varsity Jacket

Jaqueta: É um casaco esportivo, nem curto nem longo. Possui zíper ou botão e pode ser de vários materiais, como couro, algodão, náilon e moletom (sim, moletom é um tipo de tecido). É uma peça menos formal.

Perfecto: É uma jaqueta mais curta e acinturada, geralmente de couro.

Varsity Jacket: São aquelas jaquetas super comuns em filmes americanos de colégio, usados geralmente por esportistas. Vai bem com tudo, short, calça, legging, saia.

Trench Coat

É um modelo clássico, com comprimento que fica um pouco acima do joelho, e geralmente tem uma tira na cintura. São peças pesadas de lã grossa, que cobrem toda a roupa. Também podem ser usados abertos. É uma peça bastante formal. São usados em lugares mais frios.

Uma grande dúvida que muitos têm, eu inclusive tinha, é qual a diferença entre Trench Coat e Sobretudo. Na verdade, são nomes diferente para o mesmo casaco. O nome original é trench coat, que era um casaco usado por soldados na guerra (trench significa trincheira). Mas depois que virou moda passou a se chamar sobretudo, mas agora voltou a ser chamado de trench coat.

Cardigã e Suéter

Cardigã: É o tipo mais simples e mais usado de casacos, ele é leve, feito de lã ou algodão, e possui zíper ou botões. Seu tamanho é variável.

Suéter: É igual ao cardigã, porém é fechado. Possui tecido leve, e costumam ser mais grandinhos e largos.

Cape Coat

Como o próprio nome sugere, esse casaco lembra uma capa. É geralmente todo reto e tem tamanho variável. Não possui mangas, o braço sai por uma abertura existente na capa. Dá ao visual um ar elegante e clássico, e é recomendado só para dias frios, por ser pesado.

Saharienne

Geralmente verdes ou marrons, com dois ou quatro bolsos, e cordões. É o tipo de roupa que se imagina as pessoas usando na savana africana.

Parka

É um casaco impermeável com capuz, geralmente verde, era muito utilizado por quem ia praticar esportes. É uma peça informal.


 
Veja também: