Slogan, o que é e porque funciona. Exemplos famosos

Perguntas e respostas sobre o que é um slogan para que ele serve e porque eles funcionam. Ele precisa ser engraçado. Veja vários exemplos de algumas empresas.

» Página Inicial

O que é um slogan?

Geralmente é uma frase curta que tenta expressar uma mensagem importante sobre alguma coisa. A publicidade e propaganda utiliza muito desta técnica para aproveitar pequenos espaços quer seja na TV, revistas, internet ou outras mídias quaisquer para transmitir a mensagem de seus clientes usando poucas palavras.

Por que ele funciona?

Creio que seja porque o nosso cérebro trabalha melhor com poucas coisas ao invés de um texto gigante. Quando uma mensagem é resumida em poucas palavras, fica mais fácil para lembrarmos daquilo ou mesmo para atribuirmos algum valor.

Outra possibilidade é que, geralmente os publicitários, trabalham muito para produzir bons slogan, ou seja, um slogan é fruto de muito esforço com o uso das palavras e em boa parte dos casos o resultado é muito bem pensado.

Ele precisa ser engraçado?

Não necessariamente. Existem muitos que são, mas ele não é uma ferramenta de humor e sim de comunicação, muito embora o humor seja uma excelente ferramenta de comunicação. Existem slogan sérios e engraçados. Tudo depende da empresa, produto ou da estratégia que se deseja adotar para alcançar mais eficiência na comunicação.

Quais alguns exemplos?

Existem vários que dá para lembrar de cabeça, e esses funcionaram bem, e outros que é preciso consultar. Vejamos alguns:

“Por que existe mais vida além da sua”. Itaú Vida (normalmente o comercial tinha um pai com o filho sentado nas costas)

“Coca-Cola é isso aí”. Talvez o mais sem sentido de todos que já vi.

“O que o mercado chama de clientes, nós chamamos de brasileiros”. Um antigo slogan do Banco do Brasil.

“Quer pagar quanto?”. Slogan muito ousado que foi usado pelas Casas Bahia.

“Se é Bayer, é bom”. Tradicionalíssimo slogan do laboratório alemão.

“Não esqueça a minha Caloi”. Antigo e famoso também.

“Dê férias para seus pés”. Slogan dos chinelos Rider.

“Tomou Doril a dor sumiu”. Slogan tradicionalíssimo da Doril

“Bons momentos pedem um bom café”. Da Nescafé.

“Terrível contra os insetos, contra os insetos” Slogan do produto SBP.

“Você conhece, você confia”. Um antigo slogan da Volkswagen.

Entre tantos outros.

Os slogans são verdadeiros, ou seja, refletem mesmo a realidade da empresa ou do produto?

Nem sempre. Eles são na verdade ferramentas de comunicação e portanto podem ser visto com a intenção da empresa em ser aquilo que ela diz, mas as experiências das pessoas muitas das vezes dizem outra coisa.


 
Veja também: