Senasp, EAD – Cursos a distância para policiais e guardas municipais

Perguntas e respostas sobre a Senasp e seus Cursos a distância (EAD) destinados a policiais civis e militares, guardas municipais e outros profissionais de segurança pública.

» Página Inicial

O que é Senasp?

Senasp é a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, que tem como competência: Assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política Nacional de Segurança Pública e dos Programas Federais de Prevenção Social e Controle da Violência e Criminalidade, entre outras atribuições. Veja aqui todas as competências: https://www.justica.gov.br/sua-seguranca/seguranca-publica/senasp-1/a-senasp

O que é Senasp EAD?

Também conhecida como Rede Nacional de Ensino a Distância é uma escola virtual da Senasp que tem como finalidade levar educação a distância e continuada a profissionais de segurança pública de todo o país. São cursos de capacitação para policiais, guardas municipais e outros.

Quem pode fazer os cursos EAD?

Os cursos da Rede EAD-Senasp são destinados aos servidores ativos das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, dos Profissionais de Perícia Forense, Guardas Municipais e Agentes Penitenciários vinculados às Secretarias Estaduais e Municipais de Segurança Pública.

Quais são os cursos oferecidos?

Veja a relação completa, bem como pré-requisitos, carga horária e demais informações aqui.

Como fazer a inscrição?

Você deverá acessar este link https://ead.senasp.gov.br/ e entrar com seu usuário e senha e caso não seja cadastrado, deverá efetuar o seu cadastro para ter acesso aos cursos.

Por que os cursos são a distância e não presenciais?

A opção pelo modelo EAD é que seria muito mais trabalhoso, custoso e talvez até inacessível ofertar todos esses cursos a todos os profissionais de segurança pública no Brasil pelo modelo presencial. Para isto devemos considerar a enorme dimensão geográfica do país e os custos com deslocamento, infraestrutura e outros, talvez tornasse inviável atender a todos, especialmente nas áreas mais remotas.

Com isso, a educação a distância é uma excelente alternativa que possibilita atender os profissionais em todas as regiões brasileiras.


 
Veja também: