Sem palavras... porque e quando devemos usar

Perguntas e respostas sobre sem palavras. O que significa e por que as pessoas usam este termo? O cotidiano gera muitas situações para um “sem palavras”? Veja algumas situações.

» Página Inicial


O que significa a expressão “sem palavras”?

É um termo com definição bastante amplo o que significa que ele pode ser usado em várias situações para expressão sentimentos diferentes. Geralmente é usado para expressão um sentimento de euforia, indignação, surpresa, entre outros sentimentos.

Por que as pessoas usam este termo?

Imagine uma pessoa que recebe um presente de forma inesperada e de grande valor, quer seja financeiro, sentimental, histórico ou outro valor qualquer. Ao usar sem palavras, a pessoa está indicando que não encontra nada em seu vocabulário que pudesse expressar de forma satisfatória o contentamento e a alegria daquele momento.

Não seria mais indicado a pessoa usar um adjetivo a altura do que simplesmente dizer que está sem palavras?

Sim, seria. O que acontece é que as palavras as vezes tornam-se pequenas demais ou insuficientes para descrever o que de fato a pessoa gostaria de expressar. Imagine que ao receber o presente a pessoa dissesse: Estou muito feliz ou fiquei muito alegre. Apesar de ser correto e perfeitamente aplicável, nós usamos essas expressões em situações relativamente mais simples e cotidianas e com isso corre-se o risco de minimizar a importância daquele feito, podendo inclusive ser mal compreendido. Sem palavras deixa um vácuo ou o espaço para algo tão grande que para dizer a verdade pode ainda nem existir.

“Sem palavras” pode indicar algo negativo também?

Sim e muito. Imagine agora uma pessoa que abre o jornal de sua cidade e lê uma notícia que a prefeitura irá gastar uma grande soma em dinheiro público para realizar a festa do carnaval, enquanto que na rua da sua casa existe uma creche onde as crianças são alimentadas com arroz, feijão e salsicha todos os dias. Qual seria a sua reação? O que diria? Que palavras usaria para expressão sua indignação? Talvez a expressão “sem palavras” seja a mais adequada, pois termos como irresponsabilidade, incompetência ou descaso poderia ficar abaixo daquilo que de fato a realidade exige.

O cotidiano gera muitas situações para um “sem palavras”?

Sem dúvida. Basta sair na rua, ligar a TV ou mesmo passar algum tempo navegando em redes sociais populares como o Facebook para encontrar alguns feitos por “pessoas notáveis” que cabem um “sem palavras” tranquilamente.

Quais algumas situações onde as palavras fogem?

O Brasil é um cenário perfeito para isso e os brasileiros também. Veja alguns casos:


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade