Selfie. O que é, origem da palavra, como é feita e popularidade

Perguntas e respostas sobre Selfie. O que é, origem da palavra, como ela é feita, as principais características e popularidade do termo, bem como da ação de fotos próprias.

» Página Inicial

O que é selfie?

A selfie nada mais é do que um autorretrato, ou seja, uma foto de você, tirada por você mesmo. É claro que ela pode envolver não apenas uma pessoa, como também grupos de amigos, familiares ou casais românticos.

Porém, foi em 2014 que a palavra autorretrato verdadeiramente caiu em desuso e o termo selfie se tornou não só conhecido, como um dos mais populares daquele ano.

A palavra selfie é um neologismo criado a partir do idioma inglês, por conta da palavra ‘self-portrait’, que na tradução literal é o mesmo de autorretrato.

Como é feita a selfie?

Já que a selfie é uma foto tirada da pessoa, pela própria pessoa, ela pode fotografar com qualquer dispositivo que tenha uma câmera (preferencialmente a câmera frontal).

Porém, as câmeras profissionais e semiprofissionais estão longe de serem as preferidas para esse tipo de fotografia, já que elas perdem pela praticidade dos smartphones, tablets ou webcams integrados em notebooks, por exemplo.

Quais são as características da selfie?

Além de ser um autorretrato, as selfies também contam com outra característica bem peculiar – elas são tiradas com o intuito de serem compartilhadas em redes sociais, como é o caso do Facebook e o Instagram, por exemplo. E essa ação ocorre de forma quase que instantânea e em tempo real: assim que a foto é tirada, ela já é logo ‘postada’ nas redes sociais de maior interesse do protagonista.

Por que a popularidade?

Não se sabe como que o termo começou a ser disseminado. Porém, no ano de 2014, ela se tornou a ‘palavra do ano’ segundo o mais famoso dicionário do mundo – o Dicionário de Oxford. A escolha foi determinada com facilidade, já que ela foi buscada 17000% mais no ano de 2013, sendo ela a mais procurada durante o espaço de tempo de um ano.

E sobre a popularidade das selfies?

As selfies se tornaram populares realmente em nível global, com milhões e milhões de visualizações. Duas das que ganharam maior destaque foram a de um grupo de adolescentes que fez uma selfie com o Papa Francisco e a selfie tirada durante o Oscar com artistas como Meryl Streep, Brad Pitt, Julia Roberts e outros hollywoodianos.


 
Veja também: