Recadastramento anual, o que é e qual finalidade

Perguntas e respostas sobre recadastramento anual. Essa foi uma decisão tomada politicamente? Como é efetuado o recadastramento? Veja mais perguntas

» Página Inicial


O que é recadastramento anual?

Pode ser a respeito de vários assuntos. Pode ser no banco para pessoas que recebem seguro social ou pensão alimentícia; recadastramento de funcionários públicos estaduais; recadastramento no CPF para saber se ainda está ativo. Geralmente serve para atualizar cadastro de um rol de pessoas muito extenso.

Explique sobre o recadastramento anual de funcionários públicos. Quem precisa se recadastrar?

Funcionários público ativos do governo do Estado de São Paulo, os licenciados e os afastados também devem se recadastrar anualmente. Vale lembrar que os funcionários das autarquias, administração direta, regime especial e fundações.

Qual a finalidade desse recadastramento?

Unificar cadastro, unificar sistema de gestão de recursos humanos e para melhor controle de prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Com o controle de pessoal fica mais fácil a movimentação de pessoal para vários setores; se necessário e controle da aplicação do dinheiro público com o quadro de pessoal.

Essa foi uma decisão tomada politicamente?

Sim,foi na gestão de José Serra em 2008.No decreto identifica os funcionários a serem recadastrados, inclusive os militares. Deve ser feito no mês de aniversário do funcionário. Entendo isso como uma transparência, um recadastramento pode identificar funcionários "fantasmas"- se houver.

Como é efetuado o recadastramento?

Pelo site www.gestaopublica.sp.gov.br/recadastramentoanual por meio de senha de acesso onde o funcionário poderá acompanhar seu recadastramento. Se o funcionário não fizer o recadastramento deixa de receber seus vencimentos, quando regularizar a situação, volta a receber.

Você acha que essa é uma medida facilitadora para a utilização do dinheiro público?

Não apenas isso, mas acho que ajuda muito a gestão de recursos humanos; nos dias atuais a administração pública informatizou todos os setores. Não existe mais uma forma manual de atender e atualizar todos os dados.

Você acha justo segurar o pagamento do funcionário público caso haja esquecimento de se recadastrar?

Se faz necessária essa medida. Não se trata de justa, mas de legal, por que consta no Decreto, então está amparada legalmente. Necessário, por que como o pessoal em todo o Estado de São Paulo perfaz um número praticamente incontável, somente com esse compromisso se alcança o objetivo organizacional.


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade