Proderj. O que é, o que faz. Serviços ao cidadão RJ

Perguntas e respostas sobre a Proderj. O que é e o que faz, o que o Proderj oferece ao cidadão do Rio de Janeiro? Veja nossa FAQ sobre esse assunto e tire as suas dúvidas.

» Página Inicial

É muito importante conhecer os órgãos que atuam na sua cidade e estado, e como eles podem fazer a diferença para você. Para quem mora no Rio de Janeiro, uma dessas entidades é o Proderj, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro.

O que é o Proderj?

Consiste em uma autarquia, ou seja, uma entidade autônoma em sua administração e forma de trabalhar, mas que está relacionada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela nasceu em 1968, por um decreto, como Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro, sendo transformada na autarquia que é atualmente em 1981.

O que faz o Proderj?

Um dos seus principais objetivos é orientar os rumos da Política de Tecnologia da Informação, propondo diretrizes e padrões para ela diretamente ao Governo do Estado do Rio. Mas as suas funções são ainda mais amplas e significativas: uma delas, por exemplo, é fornecer informações e dados estratégicos para que o Poder Executivo possa planejar suas ações e táticas.

Outra atribuição do Proderj é garantir os serviços de internet aos órgãos estaduais; testar novas alternativas em tecnologia da informação e da comunicação, para buscar sempre aprimorar os processos utilizados incorporando as soluções mais inovadoras.

O que o Proderj oferece ao cidadão do Rio de Janeiro?

O Proderj tem uma de suas faces voltadas especialmente para os cidadãos do estado, oferecendo serviços a eles. Um exemplo é a própria internet comunitária, que permite o acesso gratuito a uma rede de banda larga em locais onde o usuário também tem acesso a treinamentos e informações sobre informática e como navegar na rede.

É também o Proderj que permite que tanto os funcionários públicos como as demais pessoas possam acompanhar processos e documentos que são protocolados junto a órgãos estaduais. Os totens instalados em pontos estratégicos do Rio de Janeiro oferecem acesso ao Portal do Governo do Estado e outras páginas.

Por fim, o serviço da Dívida Ativa possibilita que as pessoas emitam documentos para quitar os débitos vinculados à Dívida Ativa estadual.

E você? Tem aproveitado esses serviços?


 
Veja também: