Policia civil, filme Tropa de Elite e trabalho junto a comunidade

Perguntas e respostas sobre polícia civil. Você acha que o filme Tropa de Elite manchou a imagem da instituição? Como você entende o serviço desenvolvido pela polícia civil?

» Página Inicial

Como você entende o serviço desenvolvido pela polícia civil?

A polícia civil é uma polícia que serve ao poder judiciário.Ela está subordinada a Secretaria de Segurança Pública Estadual e finalmente é uma polícia que desenvolve seus trabalhos de forma quase que na totalidade, administrativamente.

Qual a diferença da polícia civil com a militar?

A polícia civil trabalha no campo da investigação com suas delegacias especializadas a fim de servir o poder judiciário no processo criminal. A polícia militar é preventiva. Trabalha junto da polícia civil em alguns casos como por exemplo, dentro de presídios, e algumas delegacias especializadas, mas são independentes e também é ligada a Secretaria de Segurança do Estado.

Fale um pouco sobre alguma especialização da polícia civil.

Existe hoje a Delegacia do Meio Ambiente. Trabalha junto com a polícia ambiental, que é a polícia militar ambiental. São dois órgãos independentes, porém, a civil trabalha com a investigação e andamento dos inquéritos e termos circunstanciados. A Policia Militar Ambiental trabalha em campo quando recebe denuncias em florestas, rios, mananciais e outras áreas protegidas por Lei. A Delegacia de Meio Ambiente autua o crime, investiga, não somente crimes ambientais como também crime contra animais, pichações em patrimônios e crime de escravidão de trabalhadores.

O que você acha do sistema de trabalho da polícia civil junto a população?

Particularmente não gosto. Por se tratar de polícia, penso que eles olham para todas as pessoas como se fossem "fora da Lei" até que prove ao contrário. Uma delegacia é um clima de austeridade. Penso que nem todas as pessoas que procuram pela polícia estão em condições de criminosos.

Se você sente essa austeridade, como acha então que deveria ser o ambiente de uma delegacia?

Para quem está de fora, tudo sempre parece mais fácil. Mas acho que os funcionários deveriam ser mais neutros em suas posições e não ter uma opinião formada sobre cada caso. Se eu entrar numa delegacia para fazer uma denuncia fico por lá aguardando quase 3 a 4 horas até realizar o boletim de ocorrência, e acho que isso é muita humilhação e descaso.

Você acha que a polícia civil é criminosa e corrupta?

Não posso dizer que sim e nem que não. Tudo o que sei vejo pela TV. Na minha vida nunca presenciei nada de ilegal. Mas, me sinto muito mal quando vejo notícias do Rio de Janeiro que mostram policiais que desapareceram com pessoas que foram colocadas na viatura para ser levadas para a delegacia e simplesmente não apareceram mais.

Você acha que o filme Tropa de Elite manchou a imagem da polícia civil?

Não, se ali mostrou o que é a realidade, não manchou. Gente corrupta existe desde que o Brasil foi colonizado pelos Portugueses. Mas acho que a polícia não deveria ser um cargo de concurso público. Deveria ser como nos Estados Unidos, por contratação, só fica quem gosta. Esse negócio da pessoa fazer concurso público, depois entrar no mundo do crime com criminoso justificando que ganha pouco e ser protegido por um estatuto tem que acabar no Brasil.


 
Veja também: