Pneus Pirelli e Goodyear. Quando trocar, melhor pneu e características

Perguntas e respostas sobre pneus Pirelli, Goodyear e outros. Quais as características principais de um bom pneu? Quando devo trocar o pneu do meu carro? Entre outros

» Página Inicial

Por que meu carro precisa de pneus de boa qualidade?

Pelo menos algumas vezes, você já deve ter se perguntado qual a importância de que os pneus do seu carro sejam de qualidade e estejam em bom estado. O pneu não se resume ao “sapato do seu carro”: por ser a única parte a tocar diretamente o solo, se apresentar falhas pode ocasionar outros problemas mecânicos e pode também comprometer a estabilidade, dirigibilidade, desempenho e principalmente a segurança dos ocupantes.

Quais as características principais de um bom pneu?

Nem sempre o pneu com maior nível de aderência é a melhor escolha. Alguns modelos podem perder a aderência instantaneamente, dependendo da temperatura e ambiente de utilização. Também existem pneus que funcionam melhor em condições de chuva, por exemplo. A escolha deve basear-se nas condições em que será predominantemente utilizado.

Existem pneus para cada tipo de veículo e exigência de uso levando em consideração clima, terreno, etc. Sendo os pneus separados por tipo, altura, largura, diâmetro, índice de carga e velocidade. Abaixo as principais características que um bom pneu deve ter:

Como faço para “ler” o pneu do meu carro?

Exemplo de marcação: 000/00 R 11 22 W, onde 000 indica a largura em milímetros, 00 é a relação entre a altura do flanco e a largura da secção do pneu, R é a construção interna do pneu (neste caso R, de radial, presente na maioria dos pneus), 11 é o diâmetro interno do pneu em polegadas, 22 indica o índice de carga máxima que o pneu pode suportar (existe uma tabela de correspondência, onde cada número representa um peso máximo de carga) e W representa o índice de velocidade (cada letra corresponde a um índice também, é necessário consultar uma tabela).

Quando devo trocar o pneu do meu carro?

Existe um indicador “TWI” que vem gravado em todos os pneus. Ele está localizado no interior dos sulcos e na mesma direção dessa gravação, está o ponto que representa a situação do pneu: caso este ponto em um dos sulcos esteja batendo no chão, o pneu já atingiu o nível de insegurança e deve ser trocado.

Dicas de como aumentar a vida útil dos pneus do seu carro:

Qual o melhor pneu: Goodyear, Pirelli, Firestone ou outro?

E na hora de comprar o pneu para trocar é normal surgir a dúvida sobre qual marca escolher. Tenha sempre em mente as condições do seu carro e por onde costuma transitar com ele. Existem diferenças na maciez e outras características de uma marca para outra. Cabe a você decidir a que melhor lhe atende!

Goodyear, Pirelli, Firestone e Michelin são marcas tradicionais e renomada no mercado brasileiro e primam pela alta qualidade de seus produtos. Fuja de pneus importados de marcas desconhecida, reformados, recapados e sem certificação do INMETRO. E escolha sempre o pneu de seu veículo de acordo com suas necessidades de uso e recomendações técnicas do fabricante do veículo.


 
Veja também: