Pluriculturalismo, multiculturalismo ou pluralismo cultural


O pluriculturalismo é a definição da existência de múltiplas culturas em um determinado local como um pais, estado ou até mesmo em uma cidade. Outros termos similares podem ser usados como o mesmo significado, como é o caso de multiculturalismo ou pluralismo cultural.

Em alguns países, como Canadá, Austrália, Estados Unidos e até mesmo no Brasil a existência do multiculturalismo ou pluralismo cultural é bastante intenso, sendo marcado pela presença de várias culturas ou culturas misturadas que geram um mix cultural.

Nacionalismo

Em contraponto ao multiculturalismo, existe o nacionalismo, que ocorre quando uma nação adota uma cultura única e valoriza a mesma em detrimento a outras. Quando isto acontece é comum existir conflitos, as vezes bastante sérios. Um exemplo horrível disso foi os ideais nazistas que provocaram a maior guerra dos nossos tempos.

Tipos de multiculturalismo

O pluralismo cultural pode se apresentar de várias formas e as suas definições podem ser feitas também de pontos de vistas diferentes. Abaixo alguns exemplos:

Multiculturalismo brasileiro

O Brasil é considerado um pais multicultural pelo fato de termos aqui pessoas de diversas nacionalidades e culturas diferentes. Destacam os negros de origem africana, os asiáticos, especialmente os japoneses, os europeus, como italianos, alemães, portugueses e outros. Veja aqui imagens que retratam a multicultura do Brasil.

Multiculturalismo religioso

Esse é um assunto as vezes espinhoso, mas o mundo que conhecemos é fortemente influenciado pela cultura religiosa. Neste aspecto destacam-se o cristianismo, o judaísmo, o islamismo, o budismo, o hinduísmo, entre outros. A cultura ocidental, por exemplo, foi fortemente influenciada pelo cristianismo e isto refletiu nas leis, costumes, valores, crenças e outros. Veja os exemplos abaixo:

Multiculturalismo no mundo

Há uma diversidade cultural muito grande hoje em boa parte dos países, isto ocorre por conta da globalização e mais recentemente pela internet. Esses eventos diminuíram as distâncias geográficas e também culturais. Mas é evidente que em alguns países essa multicultura é muito mais forte do que em outros. Veja imagens do pluriculturalismo no mundo

Cidades multiculturais

Algumas cidades se destacam neste aspecto, dentre elas estão: Toronto no Canadá que provavelmente é a cidade maior pluralismo cultural, Nova Iorque nos Estados Unidos, Londres na Inglaterra, São Paulo no Brasil e a mais nova nesta lista talvez seja Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Veja as imagens abaixo das cidades citadas e suas culturas:



 

Veja também:

 

2016   |   conteudo.inf.br   |   Política de privacidade