Plasil. Indicação, reações adversas e contraindicações do medicamento

Perguntas e respostas sobre o que é plasil? Em que casos o medicamento é indicado? Quais são as possíveis reações adversas ao medicamento? Quais as contraindicações do produto?

» Página Inicial

O que é plasil?

Plasil é um medicamento comercializado em farmácias atuando no trato gastrointestinal. Pode ser encontrado nas formas em comprimidos, em gotas ou de forma injetável. A sua composição é de cloridrato de metoclopramida e cloridrato de metoclopramida anidro.

Em que casos o medicamento é indicado?

De acordo com a bula do medicamento, suas indicações são irritações no trato gastrointestinal, náuseas e vômitos. O medicamento funciona bloqueando a dopamina e estimulando os movimentos peristálticos, fazendo com que a sensação de enjôo diminua e aumentando a capacidade digestiva do organismo.

Qual o laboratório responsável?

O laboratório responsável pela confecção do medicamento é Sanofi e a fórmula química do Plasil é C14H22CIN3O2.

Qual a quantidade presente na caixa?

A quantidade presente varia de acordo com a forma do medicamento.

No caso dos comprimidos, é vendida uma caixa com uma cartela de 20 unidades. Sua forma em gotas é vendida com o conteúdo de 10 ml no frasco. Ambas devem ser ministradas via oral. Já a versão injetável deve ser ministrada via intravenosa ou intramuscular e é encontrado em ampolas de 2 ml cada.

Qual é o valor do plasil?

Plasil custa, aproximadamente, 10 reais, podendo variar de acordo com a forma; oral em gotas; oral em comprimidos ou via intravenosa (ou intramuscular).

Quais as contraindicações do produto?

De acordo com a bula, plasil é contraindicado em casos de hipersensibilidade à quaisquer um dos componentes de sua fórmula. Além disso, é contraindicado em casos de hemorragias do trato gastrointestinal, em pacientes epiléticos ou que estejam utilizando de drogas que possam acelerar reações adversas. O produto é, também, contraindicado a hipertensos, visto que tende a aumentar a pressão, a pessoas com histórico de discinesia e a combinações com o medicamento levodopa. O medicamento não é indicado a crianças menores de um ano de idade.

Quais são as possíveis reações adversas ao medicamento?

As reações adversas podem variar bastante, atingindo sistema nervoso causando distúrbios psiquiátricos, tonturas, confusão, convulsões e até mesmo alucinações. Quanto ao trato gastrointestinal, podem ocorrer diarreias. Podem ocorrer reações alérgicas como anafilaxia e astenia. O sistema cardiovascular também pode ter alterações, como hipertensão, bradicardia e parada cardíaca.


 
Veja também: