Philco e sua história no Brasil e no mundo, produtos e legado

Perguntas e respostas sobre a marca Philco. Qual história da empresa e da marca no Brasil e no mundo? Quais foram as criações e pioneirismos da empresa, bem como o legado que deixou.

» Página Inicial

O Que é a Philco?

A Philco é uma empresa de eletroeletônicos e eletrodomésticos comandada pela Philips que etá presente em muitos países da américa latina e especialmente no Brasil,considerada uma das mais conhecidas no mercado.

Qual a Sua História?

Ela foi fundada em 1892,na Filadélfia nos EUA,com o objetivo de fabricar apenas acumuladores de eletricidade,só que aos poucos a empresa fabrica outros produtos como o Rádio Transistor,que foi o 1o produto a ser importado para o Brasil e se consolida no mercado como uma marca forte,além de fabricar as primeiras TVs,em 1961 ,a Philco é vendida para a Ford CO. devido a uma forte crise e em 1981 ela é revendida para a Philips,se reconsolidando no mercado americano e mundial.

Qual a sua história no Brasil?

Foi uma das primeiras empresas importadas a entrar no Brasil,nos anos 30,a partir de 1948,no Rio de Janeiro,abriu-se a primeira fábrica da Philco, onde fabricavam-se os rádios transistores que fizeram muito sucesso,no começo dos anos 50,ela foi uma das pioneiras na fabricação de Televisores no Brasil e foi uma das principais marcas no país,tanto que aqui no Brasil,com a ajuda da Ford,os toca-fitas e auto-rádios foram usados nos carros Brasileiros,como no Ford Del Rey.

Quais foram as criações e pioneirismos que ela fez?

Foram muitas, ela foi a primeira empresa a fabricar TV com controle remoto e também com controle remoto sem fio,o que era impressionante para a época, os microondas eram muito bons, tanto que aqui no Brasil eles foram feitos com a ajuda da Samsung,nos anos 70, a Philco foi também a pioneira na produção da televisão em cores em série,pois as TVs a cores de antigamente eram feitas em número limitado de unidades.

Qual foi o momento mais difícil da empresa?

Nos EUA, chegou a fechou as portas em 1961, devido ao baixo número de vendas e ao excessivo número de dividas trabalhistas, porém a Ford comprou e reergueu a empresa, no Brasil, a Ford abriu mão da empresa e ela foi vendida para a Hitachi-Samsung, porém a satisfação era pífia,ela se reergueu em 1994, quando a Itaú via Itautec comprou a marca e ela obteve um bom momento,até que em 2005 ela foi colocada a venda, ai ela só teve uma estabilidade quando em 2007 a Britânia comprou a marca por 22 milhões de reais.

Quais são os produtos mais vendidos atualmente?

A linha de eletrodomésticos é muito forte, portanto seus produtos mais vendidos e consumidores são a linha de Televisores, que são uma tradição, e a linha de ventiladores, que são explorados em suas propagandas em mídias impressas

Qual o legado que a Philco deixou?

Foi muito grande,pois seus produtos foram considerados um marco para as tecnologias da época,e elas foram essenciais para conquistar o público e manter-los fiéis a marca e então considerada uma linhagem de produtos simples e objetiva que conquistou a todos.


 
Veja também: