Ortobom. Franquia da marca, produtos e história

Perguntas e respostas sobre Ortobom. Quanto vou precisar investir em uma franquia desta marca? Quais são os principais concorrentes da marca? Posso ter uma franquia?

» Página Inicial

O que é Ortobom?

Ortobom é uma marca líder na comercialização de colchões e produtos para o sono. Contém cerca de 2.000 lojas em todo o Brasil e mais de 36.000 pontos de venda. O número de lojas cresce cada vez mais em todos os anos, tornando-a uma das empresas mais importantes do Brasil, estando também presente em outros países como o Uruguai, a Bolívia e o Paraguai. São 12 fábricas espalhadas pelo país com mais de 220 mil m² de área fabril e aproximadamente 6 milhões de colchões fabricados anualmente.

A empresa já recebeu diversos prêmios nacionais, dentre eles o título de melhor empresa para o consumidor nos anos de 2013 e 2014, na categoria colchões, segundo a Revista Época e o site Reclame Aqui.

Além disso, a empresa é ambientalmente responsável. Segundo o site da Ortobom, é feito um rígido controle de efluentes nas fábricas e um descarte adequado dos mesmos, conforme a legislação ambiental. A madeira utilizada na fabricação de camas boxes e estruturas ortopédicas é fornecida por madeireiras comprometidas com o reflorestamento. Para garantir isso, os colchões apresentam o “selo verde”, o qual indica que todos os fornecedores de madeira cumprem com a tarefa de replantar as árvores cortadas.

A Ortobom também apoia instituições sociais como o Instituto da Criança, a Casa Ronald Mcdonald e o Centro Cultural Capoeira Cidadã.

De onde vem o nome Ortobom?

O nome Ortobom é uma mescla de ortopedia – ramo da medicina que visa prevenir e corrigir deformidades anatômicas – e qualidade (palavra bom). Os produtos da marca, prometem, portanto, oferecer conforto e evitar dores nas costas. Desde sempre a marca tem se preocupado com a saúde e o bem-estar do consumidor, lançando slogans como: “um terço de sua vida você passa sobre ele [o colchão]”.

Posso ter uma franquia desta marca?

Sim. A Ortobom é uma das lojas de franquias mais concorridas do mercado. Um empreendedor que pretende montar uma das lojas da marca enfrenta fila de espera de até dois anos.

Quando foi fundada a empresa?

A empresa foi fundada em 1969 na cidade de São Paulo. Ela surgiu no ramo da metalurgia, fabricando camas de ferro e outros móveis. Com o tempo, passou a produzir colchões a partir de blocos de espuma, a fim de vende-los junto com as camas de ferro.

A Ortobom começou suas atividades exclusivamente com colchões apenas em 1975, na cidade do Rio de Janeiro. A empresa começou a ter sucesso no ramo dos colchões e mudou completamente o foco da empresa. Hoje também produzem jogos de camas, mesa e banho, travesseiros e outros produtos ligados ao quarto. Atualmente, são cerca de 200 produtos diferentes produzidos pelas fábricas Ortobom.

A marca dá muita lucratividade?

Sim. A marca está entre as mais rentáveis do país. Com produtos de qualidade e custo moderado para o consumidor, ela está no topo da lista por vários anos consecutivos. Ela chega a abrir cerca de 100 novas franquias por ano. O capital de giro fica em torno de 30.000 reais e sua lucratividade gira em torno de R$60 mil para lojas de rua, e R$120 mil para lojas de shoppings.

Quanto vou precisar investir em uma franquia?

Para se ter uma franquia da Ortobom você vai precisar investir em torno de R$30 mil a R$120 mil reais. Isso vai depender do local e das instalações (tamanho da franquia, localização etc.). E mais as taxas de royalties: 5% sobre as compras do franqueado.

Quais são os principais concorrentes da marca?

Atualmente suas maiores concorrentes são: King Star colchões, Eurocolchões, Colchões Botafogo, Sonoleve, Castor, Orthocrin, Herval, Sealy, Pierre Cardin, Lukspuma, Simmons, entre outras.

Os produtos da Ortobom têm qualidade?

Sim. Ela oferece produtos com grande variação de preço, isso para atender a clientes de todas as áreas sociais. Independentemente do valor, os produtos seguem à risca as normas de qualidade de colchões brasileiras e pelo INMETRO.

Quais os tipos de colchão e cama vendidos?

Os tipos de colchão vendidos são: de solteiro (188x88cm), de viúva (188x128cm), de casal (188x138cm), Queen Size (198x158cm), King Size (198x186cm), Super King Size (203x193cm) e infantil (130x70cm). Além disso, existem duas opções de colchão de mola: com molas ensacadas ou molas nanolastic. O consumidor pode também optar por tradicionais colchões de espuma ou colchões ortopédicos, com estrutura de madeira.

Quanto às camas, elas podem ser de qualquer tamanho supracitado e, no que se refere aos modelos, existem duas opções: o modelo americano e o modelo baú. Este último permite que diversos objetos sejam guardados dentro da cama, como malas ou cobertores. A marca também vende cabeceiras.

Quanto custa um colchão da marca?

Os preços podem variar bastante conforme a loja na qual o colchão é vendido e, logicamente, de acordo com o modelo. Os colchões de solteiro da marca, em agosto de 2017, custavam entre R$270,00 e R$2.386,00. Os colchões de viúva custavam entre R$670,00 e R$1.560,00. Os colchões de casal custavam entre R$450,00 e R$10.250,00. O colchão infantil custava entre R$177,00 e R$202,00. O colchão Queen Size custava entre R$850,00 e R$8.200,00. O colchão King Size custava entre R$1.380,00 e R$13.600,00. Já o Super King Size custava entre R$2.400,00 e R$14.600,00.


 
Veja também: