O que são editores de foto? Melhores editores, vantagens e mais

Perguntas e respostas sobre o que são editores de foto? Qual é o público mais comum que se interessa por programas editores de foto? Para quais fins os editores são mais usados?

» Página Inicial

O que são editores de foto?

São ferramentas de edição de fotografia que podem ser online ou baixadas e que possuem diversos recursos para modificar, acrescentar e reposicionar imagens.

Qual é o público mais comum que se interessa por programas editores de foto?

Qualquer pessoa é capaz de utilizar os editores desde que aprenda os comandos – alguns muito básicos. Normalmente designers, fotógrafos e jornalistas são o público-alvo deste tipo de ferramenta para trabalharem em seus projetos profissionais ou como freelancers.

Quais são as vantagens e desvantagens dos editores de foto?

As ferramentas dos editores permitem que uma foto que foi tirada que não esteja boa o suficiente e que não tenha a oportunidade de ser tirada novamente fique ‘apresentável’ ou, pelo menos, como o fotógrafo pretendia que tivesse ficado. Essa é uma das vantagens dos editores de foto, permitindo que ela ganhe novo enquadramento, foco, retoque, etc. Por outro lado, os editores podem, em desvantagem, alterar consideravelmente uma fotografia, deixando-a até superficial e ‘falsa’ caso o editor não saiba mexer no programa ou seja jogada de marketing e da mídia.

Para quais fins os editores são mais usados?

Atualmente, com a demanda midiática e perversa da “imagem do corpo perfeito”, os editores são usados com o intuito de emagrecer corpos (principalmente de famosos), esconder marcas de expressão (rugas, pintas, sardas, etc), deletar um “defeito” do corpo, entre outros. Porém, os editores também vêm a favor das imagens no sentido de torná-las mais belas e melhores – visualmente falando. O editor deve ser considerado um aliado da fotografia, não um deturpador. Através de aumento de contraste, brilho e outras ferramentas, as imagens ganham mais vida e tornam-se bem mais atrativas.

Quais são considerados os melhores editores de foto?

O CorelDraw e o Photoshop são considerados os melhores programas de edição. O CorelDraw é indicado tanto para editores iniciantes quanto para os avançados, mas ele é difícil utilização para quem não conhece, por vezes necessitando de tutorial. Suas funções incluem criar desenhos, retocar imagens e até interação entre programa e usuário. Já o Photoshop, produzido pela Adobe, tem mais ferramentas que o CorelDraw e é mais fácil de ser utilizado, e inclui retoque de imagens, acréscimo de elementos, enquadramento.


 
Veja também: