O que é uma panela de pressão? Quem inventou, para que serve e como usar

Perguntas e respostas sobre o que é uma panela de pressão? Quem inventou e quando começou a ser comercializada? Como usar uma panela de pressão?

» Página Inicial

O que é uma panela de pressão?

A panela de pressão é um utensílio de cozinha bastante comum. Há quem diga que não pode faltar em nenhuma cozinha por ser básico, mas há quem não use a panela. Seu formato é alto e possui largura média; vem acompanhado de uma borracha para vedar a tampa e uma válvula de segurança, sendo esta a mais comum de ser encontrada, mas há também panelas elétricas que possuem a mesma função.

Quem inventou a panela de pressão?

As panelas de pressão foram idealizadas, inicialmente, pelo francês Denis Papin em 1679. Anos antes, era estudioso do vácuo como gerador de força. Papin nasceu em 1647 e faleceu em 1712 com 65 anos e marcos na historia da física.

Quando começou a ser comercializada?

As panelas que conhecemos nos dias de hoje começaram a ser vendidas por volta do ano de 1900. Após diversas mudanças em sua estrutura, o material utilizado com maior sucesso foi o aço inoxidável, sendo perpetuado até hoje.

Para que serve uma panela de pressão?

A panela de pressão serve para cozinhar alimentos diversos. Em geral, cozinha rapidamente alimentos mais duros, como carnes e batatas. Além de diminuir o tempo, diminui consideravelmente a quantidade de gás utilizada na preparação do prato.

Como usar uma panela de pressão?

Deve-se manusear uma panela cuidadosamente. Após preparar o alimento a ser cozido no utensílio, deve-se colocar água, encaixar o anel de borracha na tampa e tampar a panela corretamente. Em seguida, deve-se encaixar a válvula de segurança. Após o tempo de cozimento, não é aconselhável abrir a panela, pois esta está com uma pressão interna elevada, o que pode resultar em uma explosão. Sendo assim, é necessário resfriar a panela antes de abri-la.

O que fazer na panela de pressão?

Muitas carnes, batatas e outros alimentos podem ser feitos na panela de pressão, como por exemplo, doce de leite caseiro.

Basta retirar a embalagem de papel da lata de um leite condensado da sua preferência e cozinhá-la na panela de pressão por alguns minutos.

Como pratos principais, há possibilidades de alcatra com azeitonas e amêndoas e batatas do tipo Baked Potato.


 
Veja também: