O que é um site? Tipos, quantidades, como é criado e outros

Perguntas e respostas sobre o que é um site? Quais os tipos existentes, como portal, institucional, wiki, blog, redes sociais e outros. Quantidades, como é criado e outros

» Página Inicial


O que é um site?

Site, website ou sitio em português, é um espaço na internet onde estão alocados vários tipos de arquivos, que podem ser textos, hipertextos, imagens, vídeos ou outros formatos e que são acessados através de um endereço único por um programa especial para este fim que chamados de navegador. O site é um conjunto de elementos que são reunidos através de uma linguagem específica, o HTML e na sua criação, o desenvolvedor incorpora mensagens, serviços, informações, recursos de interação, entre outros.

Quais os tipos de sites existentes?

Há muitas formas de classificação, mas de maneira geral podemos destacar alguns dos tipos mais conhecidos, como: Site institucional, pessoais, portal, blog, wiki, rede social, SaaS – Software como serviço ou aplicativo, entre outros.

O que é um site institucional?

Este é um tipo muito usado pelas empresas para reunir informações da corporação, como a história, produtos e serviços, localização, formas de contato, equipe, missão, visão e valores, entre outras informações de interesse das pessoas sobre a empresa. Constitui uma boa parte dos sites no Brasil.

O que é um site pessoal?

Ele segue a mesma linha do institucional, com a diferença que este é voltado a mostrar informações de um indivíduo e não de uma corporação. Normalmente ele é comum para artistas, profissionais liberais, políticos, figura pública em geral ou algum tipo de profissional.

O que é um portal?

O portal é um formato de site que tem por características agregar uma grande quantidade de informações e de forma segmentada ou apresentado várias classificações das mesmas. Os melhores exemplos no Brasil são os portais UOL, Terra, IG, Brasil (portal do Governo Federal), portal do Governo do Estado de São Paulo, entre outros.

É importante destacar que há dois tipos de portais, sendo eles: vertical e horizontal. O primeiro diz respeito a um segmento específico, como por exemplo um portal de moda ou carros. O segundo tipo é quando tem uma diversificação de conteúdo, como ocorre com o UOL que tem economia, educação, entretenimento, esportes, entre outros.

O que é um blog?

Um blog era inicialmente uma espécie de diário eletrônico onde as pessoas usavam para registrar atividades cotidianas, seus roteiros de trabalho, estudo ou outras atividades quaisquer. Mas o modelo evoluiu e hoje um blog é algo maior e muito mais significativo.

A principal característica dele ainda permanece que é uma coleção de publicações, conhecidas também como posts sobre determinado assunto. Geralmente os blogs são segmentados e são usados por profissionais, empresas, artistas, personalidades e outras pessoas para descrever suas habilidades, conhecimentos sobre determinado assunto, entre outros.

O que é um wiki?

Wiki é um tipo de site voltado a disponibilizar o conhecimento coletivo, permitindo assim a edição de verbetes por qualquer usuário cadastrado. O melhor exemplo de wiki é o famoso site: Wikipédia.

O que é uma rede social?

Rede social é o nome dado a um site que tem como característica reunir pessoas em torno de assuntos comuns ou por amizades. Existem redes sociais segmentadas como o Linkedin que é destinada a profissionais e outras genéricas como o Facebook ou Twitter, por exemplo.

O que significa SaaS e aplicativo?

SaaS é sigla de Software as Service ou software como serviço. Muitas empresas ao invés de produzir software tradicionais que são instalados no computador, eles criam o mesmo software e com os mesmos recursos, mas com a tecnologia da web e assim ele é acessado via navegador, como qualquer outro site. Alguns exemplos podem ser o caso do Sales Force que é um CRM online, iDomestica que é um software de gestão trabalhista para empregadores domésticos, entre tantos outros. O termo também pode ser usado como aplicativo ou software web based (software baseado em web).

Como os sites são criados?

Eles são criados usando várias tecnologias específicas. Basicamente um site usa pelo menos duas tecnologias: HTML e CSS. O primeiro faz a estruturação dos conteúdos e o segundo a formatação dos mesmos. Opcionalmente, pode ser usado ainda Javascript, PHP, ASP.NET e bancos de dados como MySQL, SQL Server, Postgree, entre outros.

O programador, desenvolvedor ou web designer precisa usar essas tecnologias que são resumidas em centenas ou milhares de comandos e marcações e outras instruções para reunir os textos, imagens, vídeos e outros conteúdos de maneira organizada e que permita ao usuário interagir com o site.

O que significa hospedar um website?

O resultado da criação de um site é um conjunto de arquivos de imagens, de textos, de programação e outros. Esses arquivos precisam ser hospedados em locais próprios (servidores web) para que possam ser acessados a qualquer hora e estejam sempre disponíveis. Para isso, existem empresas que prestam o serviço de hospedagem desses arquivos.

Por que ele precisa de um endereço único?

Uma vez hospedados, esses arquivos precisam receber uma forma única de identificação para não misturar com outros sites. Desta forma, cada conjunto de arquivos ou site propriamente dito é identificado por um endereço web que é chamado de domínio. Por exemplo: faq.inf.br ou uol.com.br. Esses domínios precisam ser registrados e não podem existir dois iguais. A empresa registradora (Registro.br, no Brasil) direciona o usuário para a empresa de hospedagem quando aquele domínio é digitado ou clicado. Uma vez na empresa de hospedagem, cabe a essa identificar localmente os estão os arquivos referente à aquele endereço e assim devolvê-los para o navegador do usuário que o solicitou. Por fim, o navegador recebe os arquivos e é responsabilidade deste mostrar ao usuário.

Quantos sites existem no Brasil?

De acordo com o registro.br, na data desta FAQ (05/11/2015), havia 3.742.469 (três milhões, setecentos e quarenta e dois mil, quatrocentos e sessenta e nove) domínios registrados. Mas a quantidade de sites no país é bem maior que isso, afinal o registro.br administra apenas os domínios com a terminação .br, contudo existem milhares de sites no país que são de outras categorias, como .com, .org, .net, .cc, entre tantas outras possibilidades disponíveis em outros países.


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade