O que é protetor solar? Como funciona e qual sua importância

Perguntas e respostas sobre o que é protetor solar? Como ele funciona, quem o inventou e qual a sua importância. Quais seus componentes mais comuns? Veja essas e outras

» Página Inicial

O que é protetor solar?

O protetor solar, também conhecido como filtro ou bloqueador solar é uma loção que, como o próprio nome diz, reduz a absorção de raios ultravioleta pela pele humana. Há versões do produto em spray e creme, e o fator de proteção mínimo é 15.

Como funciona?

Alguns protetores podem reagir de formas diferentes. Há protetores que atuam de forma química e física. Os protetores químicos atuam absorvendo parte dos raios solares e refletindo-os. Normalmente, sua fórmula química é mais complexa do que o físico. Já o outro atua como uma barreira protetora, deixando uma camada branca na pele e refletindo os raios sem os absorver antes.

Quem inventou?

O uso de protetor solar vem bem antes do que se imagina. Seu uso é datado desde os primórdios da humanidade. Tem-se conhecimento do uso da mamona, cerca de 8000 anos a.C. pelos povos egípcios. O que se sabe é que a febre do bonzeamento teve início na França, por volta de 1930. O primeiro protetor solar realmente eficaz e mais próximo do que temos nos dias de hoje foi inventado por Benjamin Greene nos Estados Unidos; o Coppertone. Sua cor era avermelhada e era produzido à base de petróleo. Greene teve a ideia ao observar as queimaduras dos soldados da Segunda Guerra Mundial.

Qual a sua importância?

Contradizendo muitos ditados do período adequado a usar protetor solar, é importante que este seja passado no corpo independente do tempo chuvoso ou com sol. Isso porque os raios solares podem ser prejudiciais de qualquer forma.

Protegendo-se dos raios solares, a incidência deles não atinge camadas mais profundas da pele, diminuindo as chances de câncer de pele. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode desenvolver envelhecimento precoce da pele. O mais indicado para evitar tais problemas é usar um protetor de FPS30 pelo menos uma vez na manhã em todo o corpo que ficará exposto, incluindo rosto, nuca e pescoço.

Quais seus componentes mais comuns?

Os principais e mais conhecidos componentes são o PABA (ácido aminobenzoico), Oxibenzona e Ritinil Palmitato, além de vitaminas e hidratantes.

Quais as melhores marcas no mercado?


 
Veja também: