O que é Posto fiscal e quais os seus objetivos. Posto Fiscal da Praia da Vitória

Perguntas e respostas sobre o que é um posto fiscal e quais os seus objetivos. O que foi o Posto Fiscal da Praia da Vitória? Como trabalhar nesta repartição?

» Página Inicial

O que é um posto fiscal?

Os postos fiscais são postos espalhados por todo o território brasileiro, em especial, em fronteiras entre cidades mais populosas e entre estados brasileiros.

Qual o objetivo dele?

Um posto fiscal serve, basicamente, para fiscalizar toda e qualquer atividade que envolva um tipo de transporte. De certa forma, os postos fiscais funcionam como um controle de mercadorias que entram e saem de determinadas localidades do país. Diz-se que os postos fiscais funcionam como os “olhos do governo”, pois vigiam os lugares em que não seriam possíveis uma fiscalização física e presente e bem mais abrangente do que, exatamente, é transportado de um estado ao outro.

Quais os trabalhadores responsáveis pelas atividades nos postos fiscais?

Os responsáveis pelos postos fiscais são, em geral, servidores fiscais (que trabalham em nome da Secretaria da Fazenda), auxiliares e controladores de carga. Esses trabalhadores devem estar atentos e presentes nas principais rodovias do território em que estão.

A quais conclusões as análises de postos permitem aos profissionais?

Com a atividade dos postos fiscais, é possível determinar qual estado mais exporta, para qual, qual estado menos importa, qual estado mais realiza pedidos, quais os produtos, entre outros. De uma forma mais geral, os profissionais dos postos permitem realizar controles a cada período do mercado nacional e da regulamentação de transportes em massa.

Como trabalhar nesta repartição?

Existem alguns requisitos para ser um trabalhador que realiza regulamentações das atividades do posto fiscal. Entre elas, há a exigência de que o trabalhador seja residente da cidade em que está sendo candidato ao cargo.

O que foi o Posto Fiscal da Praia da Vitória?

O posto da Praia da Vitória foi um posto de extrema importância para a história do país. Era considerada como a “casa da alfândega” no ano de 1600 e serviu de brigada militar aos republicanos. As mercadorias que passavam pelo posto da praia eram, em sua maioria, grandes quantidades de alimentos, tais como pasteis, frutas, vinhos e trigo. Atualmente, sua função é de prevenir e investigar possíveis sonegações tributárias e vigiar os tipos de comercio pelas redondezas.


 
Veja também: