O que é patins? quando foi criado e quais as recomendações de uso

Perguntas e respostas sobre o que é patins, quando ele foi criado e quais as recomendações para utilizar patins? Veja essas e outras perguntas com as respostas.

» Página Inicial

O que é patins?

É um equipamento de lazer ou de esportes. É basicamente uma bota que possui rodas, ou uma espécie de cunha (material cuja extremidade é extremamente fina e cortante, tal como uma faca) que facilita o deslizamento no gelo. Ou uma bota com a disposição de rodas em sequência, ou seja, patins em linha, também chamado de roller.

Quando foi criado?

Foram criados por volta de 1976 e, incialmente, eram constituídos por uma liga de rodas, porém havia muita dificuldade em controlar o equipamento. Por quem foi criado?

E no ano de 1863, James Plimpton inventou patins de quatro rodas, o que facilitou muito o uso e equilíbrio.

Quais lugares frequentados para o uso dos patins?

Em São Paulo capital, o Roller Jam, na Mocca. O espaço possui piso de madeira especialmente para a prática de dança. Ainda em São Paulo capital, a Marquise do Ibirapuera, Céu Aricanduva, Parque do Belém, Parque da Juventude, Parque Villa-Lobos.

Quais outras formas de uso do patins?

Nos anos 70 e 80 era bem comum e frequente as pessoas se unirem em salões, ao som de estilos musicais como jazz e blues, para dançar usando os patins. Atualmente, é bem frequente o uso de patins de lâminas para a prática do hóquei no gelo (uma espécie de futebol, porém no gelo. Duas equipes, cada uma com 6 jogadores, tem o objetivo de, através de um taco, colocar um disco de borracha na baliza – um gol – do time adversário), além da utilização para o lazer: pistas de skate e ciclismo para a prática de manobras. Ou então as danças no gelo, como já representadas no quadro “Dança dos Famosos” no programa da Globo “Domingão do Faustão”.

Quais as recomendações para utilizar patins?

Estar sempre usando equipamentos de segurança, tal como joelheiras, cotoveleiras, capacete e luvar. Evitar praticar em lugares com muito atrito, como areia e lugares com pedras, o indicado é lugares lisos como concreto ou madeira. Estar acompanhado de um instrutor e fazer aulas regularmente. Não retirar os freios do patins até estar totalmente apto à utiliza-los com exatidão.


 
Veja também: