O que é órgão expedidor ou órgão emissor do RG ou identidade e outros

Perguntas e respostas sobre O que é órgão expedidor ou órgão emissor de documentos como o RG ou identidade, entre outros. Veja o órgão emissor do RG em SP e MG.

» Página Inicial

O que é órgão expedidor?

Órgão expedidor é uma repartição pública ou uma empresa responsável pela emissão de algum documento ou material de interesse geral. Nós encontramos bastante este termo no documento de identidade onde consta o órgão que emitiu ou expediu aquele documento e portanto é um bom exemplo do uso deste termo, muito embora ele não esteja limitado a este.

O que é órgão emissor?

Órgão emissor e órgão expedidor são basicamente sinônimos, salvo em algumas situações mais específicas onde possivelmente eles possam apresentar diferenças. Se levarmos ao pé da letra podermos notar certa diferença, pois emissor é alguém que emitiu e expedidor pode ser entendido como emissão, mas também como envio.

O que é RG ou identidade?

O RG – Registro Geral ou identidade (Carteira de Identidade) são termos sinônimos também. A identidade tem o seu uso mais antigo e posteriormente passou a usar o termo RG, mas ambos dizem respeito ao documento que todo brasileiro ou naturalizado precisa fazer em um órgão de identificação. O RG pode ser usado em muitas situações, sendo a mais comum quando houver a necessidade de identificar uma pessoa, seja pela assinatura, foto, digital ou dados pessoais.

Qual é o órgão emissor do RG em SP e MG?

Existem vários órgãos oficiais que podem fazer a emissão do documento, no estado de São Paulo o mais conhecido é o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Em Minas Gerais á a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais – PCMG.

Para que serve o RG ou identidade?

Sempre que uma autoridade policial precisar identificar uma pessoa, o documento usado será o RG ou a Carteira de Identidade. Isto poderá acontecer em caso de suspeita de um crime, acidentes, morte ou mesmo em situações cíveis ela poderá ser requerida.

Quando você emite o documento, eles fazem a captação das impressões digitais de todos os dedos da mão, isto facilitaria em uma necessidade de identificação futura.

Posso ter um RG de SP e outro de MG, por exemplo?

Pelo fato de este documento ter a sua emissão estadual e não federal é até possível ter dois RG. Eu mesmo já tive. Eu tinha o RG de Minas desde criança, mas já na idade adulta quando me mudei para São Paulo, não me lembro o contexto, mas por algum motivo eu tirei outro RG no estado de São Paulo. Salvo engano, mas quando fui tirar carteira de habilitação, o delegado me orientou a inutilizar uma delas, ou seja, usar apenas um RG e assim foi feito.

Creio que hoje com os sistemas informatizados, talvez não seja mais possível isto, já que mesmo sendo de outro estado é possível fazer uma consulta online. De qualquer forma, se for possível a emissão de duas carteiras de identidades, seu uso não é recomendável.

O RG pode ter também outros números de documentos, como o CPF, por exemplo?

Pode. No meu caso eu tenho o CPF e o número do PIS. Se você quiser tirar uma segunda via do RG com a atualização da informação de outros números de documentos, isto pode ser feito no Poupatempo, isto para o estado de São Paulo, ou para as pessoas de outros estados nos órgãos competentes para a emissão do documento.


 
Veja também: