O que é omeprazol? Indicação, período e contraindicações?

Perguntas e respostas sobre o que é omeprazol? Para quais casos este medicamento é indicado? Qual o período de tratamento? Quais as contraindicações?

» Página Inicial

O que é omeprazol?

Omeprazol é um medicamento da classe dos inibidores da bomba de protões (ou prótons), ou seja, pode ser usado junto a outros medicamentos no intuito de proteger que causam feridas no estômago. Sua aparência é de um pó quase branco, muito pouco solúvel na água.

Para que casos o omeprazol é indicado?

O Omeprazol geralmente é indicado para úlceras pépticas benignas, tanto gástrica como duodenal. Uma característica resultante dos estudos clínicos foi a eficácia do Omeprazol no tratamento de úlceras resistentes a outros tipos de agentes antiulcerosos, embora seu papel exato, nessas condições, não tenha sido totalmente esclarecido. Pelas suas características de ação, o omeprazol está indicado também nos estados de hiperacidez gástrica, na prevenção de recidivas de úlceras gástricas ou duodenais e na síndrome de Zollinger-Ellison. O omeprazol também é indicado no tratamento de erradicação do H. pylori em esquemas de terapia múltipla e na proteção da mucosa gástrica contra danos causados por anti-inflamatórios não-esteroidais. Na esofagite de refluxo em crianças com mais de 1 ano de idade.

Qual o período de tratamento?

Os resultados obtidos na úlcera duodenal são superiores aos obtidos na úlcera gástrica, verificando-se índices de cicatrização de quase 100% após 2 a 4 semanas de tratamento, com as doses recomendadas. Os resultados em úlcera duodenal, com 2 semanas de tratamento, evidenciam altos níveis de cura. Esofagite de refluxo requer períodos maiores de tratamento. Mesmo assim, após 4 semanas já se observam grandes evoluções.

Quais as contraindicações?

O medicamento não é aconselhado para casos em que o paciente seja hipersensível ao omeprazol ou a outro componente que esteja presente em sua fórmula. Além disso, deve-se evitar fazer uso do remédio durante os períodos de gestação e lactação, a menos que o médico conclua que os benefícios do medicamento sejam superiores aos eventuais riscos.

Quando tomar?

O omeprazol deve ser tomado 15 minutos antes da refeição, dessa maneira ele vai servir como um protetor do estômago durante todo o dia, evitando que haja uma liberação excessiva de ácido clorídrico, assim que o alimento chegar ao estômago.

Existem efeitos colaterais?

Geralmente os efeitos colaterais do omeprazol são leves e podem ser revertidos. Entre eles estã: dor de cabeça; diarreia; dor abdominal; vertigem; enjoo; vômito; candidíase; prisão de ventre; alteração do paladar; dor nas costas; fraqueza; cãibras; poliúria. Quando utilizado em altas doses (40mg) continuamente por mais de 2 anos, pode levar a deficiência de vitamina B12.


 
Veja também: