O que é navegador ou browser e quais os mais conhecidos

» Página Inicial


A palavra navegador de internet é uma referência aos programas criados para permitir o acesso a páginas ou documentos na web. O termo vem do inglês “browser”, traduzido literalmente como navegador e sua aplicação talvez esteja relacionado ao fato de que no início da internet era comum usar o termo “surfar na internet”, como se o navegador fosse um instrumento para o usuário navegar ou surfar no oceano dos conteúdos online.

Apesar de haver mudanças frequentes na quantidade e importância, podemos listar como sendo os mais importantes navegadores, os seguintes.

Internet Explorer

É um dos mais antigos e foi o navegador mais usado por muito tempo, contudo, após muitas reclamações dos usuários, ele perdeu bastante popularidade e espaço também. Atualmente (nov/2016) ele está em processo de substituição pelo EDGE que é o novo navegador da Microsoft. Contudo, mesmo onde o EDGE vem como padrão, o Internet Explorer ou IE ainda existe por questão de compatibilidade.

Edge

Como já explicado acima, ele é o substituto do IE e tem pouca semelhança com seu anterior. Mais moderno e dinâmico ele vem como promessa, porém, sofre para recuperar terreno perdido pelo IE e de certa forma carrega a herança dos aspectos ruins que o IE deixou.

Vale lembrar que ambos são da Microsoft e como de praxe já está embutido no Windows. No caso do Edge, isto acontece a partir da versão 10 do sistema operacional da Microsoft.

Firefox

O Firefox é o navegador da fundação Mozilla e por muito tempo foi visto como uma promessa para desbancar o IE e consolidar-se como o principal navegador. Mas o surgimento do Google Chrome atrapalhou e hoje ele continua sendo usado especialmente por profissionais de tecnologia ou entusiastas.

Chrome

O Google Chrome é o principal navegador de internet e tem como grande vantagem a velocidade com que processa as páginas de internet. Durante certo tempo ele foi evitado em vários ambientes, como no internet banking, mas atualmente com sua popularidade e melhorias ele compete bem com outros navegadores em questão de segurança.

Safari

O Safari é o navegador da Apple e além de ser usado nos desktops da empresa é o padrão no iPad e iPhone. Com isso ele é muito usado e preferido do pessoal que gosta dos produtos da Apple. Sua grande vantagem é o fato de ter excelente qualidade de resolução tanto de imagens, vídeos e textos.

Android Browser

O Android Browser é o navegador embutido nos dispositivos móveis que rodam com o sistema Android, como os tablets e smartphones. Pelo fato de existir muitos dispositivos com este sistema, seu uso também é expressivo, superando e muito o Safari nos dispositivos móveis.

Por ser usado apenas nesses dispositivos, ele apresenta recursos limitados em relação às versões desktops, mas é o suficiente para abrir páginas e realizar a navegação necessária.


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade