O que é inbox e spam? Lista negra e como se proteger de Spam

Perguntas e respostas sobre o que é inbox e spam? Lista negra e como se proteger de Spam. Inbox de e-mails como Gmail, Outlook/Hotmail, Yahoo Mail e Facebook.

» Página Inicial


O que é inbox?

Inbox é um termo em inglês usado para identificar a chamada Caixa de Entrada em programas de leitura de email, com o Outlook, Gmail, Yahoo Mail, entre outros. O termo também passou a ser bastante usado no Facebook que embora não use email, tem um sistema de mensagem muito parecido com uma caixa de email.

O que é spam?

Spam é um termo usado para identificar um email ou mensagem indesejada ou que você não tenha solicitado. Normalmente essa mensagem tem uma função comercial e é enviada em massa, ou seja, para muitas pessoas. Esse tipo de mensagem já foi mais comum no passado, hoje os programas de e-mails conseguem filtrar relativamente bem e descartar enviando-as para a caixa de spam.

Qual a relação entre inbox e spam?

O spam é um grande problema quando as mensagens assim classificadas são enviadas diretamente para a caixa de entrada ou inbox. Neste caso torna-se oneroso fazer diariamente a filtragem daquilo que é spam e do que não é. Com o uso da caixa de spam e a filtragem automática pelos principais programas de email, o spam deixa de ser um grande incômodo.

O que é lista negra de spam?

O termo pode fazer referência a duas coisas: A primeira é quando um email cai em uma lista negra de spam, isto, quando o seu email foi captado de alguma forma e agora faz parte do banco de dados do pessoal que envia spam. A segunda coisa é quando é quando um IP (protocolo de internet que identifica cada computador ligado na rede) entra em uma lista negra de spam como sendo o emissor de mensagens não desejadas. Este tipo de lista pode ser útil para que programas de e-mails, firewall e outros serviços de segurança possam identificar automaticamente uma mensagem como sendo spam.

Como proceder para que e-mails indesejados não caiam no inbox e sim na pasta spam?

Você deverá usar um bom programa ou serviço de email, como o Outlook/Hotmail, Gmail, Yahoo e no caso de programas o Outlook, Windows Mail, entre outros. Esses serviços geralmente conseguem fazer uma boa filtragem.

Contudo se ainda assim um email spam chegar a caixa de entrada ou inbox, basta marca-lo como spam e assim quando chegar novos e-mails daquela fonte, eles serão direcionados para a caixa de spam.


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade