O que é backup ou cópia de segurança?

Perguntas e respostas sobre o que é backup ou cópia de segurança. Que tipo de dados precisam ser feita cópia de segurança e onde é mais recomendável fazer um backup?

» Página Inicial

O que é backup?

Backup é um termo em inglês e uma das traduções para o português é cópia de segurança. Muito usado em computação e informática como forma de proteger os dados e informações que estão em um computador, por exemplo. O backup é uma das práticas de copiar um arquivo ou grupo de arquivos em uma mídia, geralmente externa, como DVD, Pen drive, HD Externo e outras mídias a fim de proteger os arquivos, caso haja algum problema com eles.

Qualquer cópia é um backup?

De certa forma sim, afinal ao copiar um arquivo você estará duplicando o mesmo e isto constitui um backup. Contudo o backup de segurança precisa obedecer certos critérios para que haja de fato segurança dos dados e garantia de recuperação, caso seja necessário.

Que tipo de dados precisam ser feito backup?

Em uma empresa, por exemplo, é muito comum fazer cópia de segurança do banco de dados dos sistemas da empresa, pois estes contêm os dados e informações que são extremamente valiosos para a organização. Além disso, arquivos como planilhas, documentos, imagens, entre outros tipos carecem de segurança e, portanto, recomenda-se também para esses casos.

Onde é mais recomendável fazer um backup?

Existem diversas mídias que as pessoas usam para gravar as cópias de segurança e acredito que dependendo da quantidade de informações a serem guardadas, a melhor opção pode variar. Pen drive não é uma boa opção, aliás, ele nem deve ser usado para isso. O ideal é usar mídias mais seguras como o DVD ou um HD Externo. O DVD tem mais vantagem pelo aspecto da segurança dele, mas ele pode ter o problema de em alguns casos não ser regravável. O HD Externo carece de cuidados com o seu uso, mas ele é uma boa opção pelo fato de poder armazenar muita coisa.

Backup é confiável?

Esta é uma pergunta cuja respostas a gente só descobre quando precisa usar de fato. Muita gente descobriu que não, ou seja, quando precisou do backup, houve problemas também na recuperação dos dados. O grande detalhe aqui é como é feito a cópia, em qual mídia e também todo o processo de manuseio, armazenamento e recuperação desses dados. Se tudo for feito com o devido cuidado e na mídia certa, ele é seguro.


 
Veja também: