Nota Fiscal. O que é, finalidade e benefícios para a sociedade

Perguntas e respostas sobre o que é uma Nota Fiscal. Qual a finalidade e benefícios para a sociedade. O que é Nota Fiscal Eletrônica, entre outras respostas.

» Página Inicial

O que é uma Nota Fiscal?

“Nota fiscal” é um documento comprovante da relação de compra e venda de produtos e/ou serviços.

Qual a finalidade?

Cabe à nota fiscal a garantia de que os tributos do vendedor sejam calculados para o recolhimento adequado. É, também, um instrumento que confirma prazo de garantia, controle do vendedor sobre o que sai e o que entra, comprova entrega de produtos e ou serviços e serve como prova de que o pagamento foi devidamente efetuado. Além disso, é através desse documento que órgãos governamentais regulares fiscalizam o sistema de comercio formal e informal.

O que é Nota Fiscal Eletrônica?

A nota eletrônica existe apenas no âmbito digital. Ela é responsável pela comprovação da exitencia de uma transação financeira realizada pela troca de atividade. O emitente a garante, juridicamente, através de sua assinatura.

Surgiu em 2007, e foi considerada um grande passo desenvolvimentista no que se diz respeito ao uso de ferramentas comprobatórias tendo em vista a amplitude da modernidade digital. O arquivo eletrônico ganha, dessa forma, maior garantia e segurança, tanto pelo responsável na emissão quanto o consumidor ao receber. O objetivo primário é adequar certificações físicas ao mundo que, temporalmente, exige mudanças num ambiente não-palpável. É válido relembrar que, por possuir autenticação jurídica digital, NÃO pode ter reconhecimento como material físico.

Quais os benefícios da NF-e para a sociedade?

Quais os benefícios para a Fiscalização?


 
Veja também: