Normas NR 7, NR 8 e NR 9. PPRA, Classificação dos riscos, segurança pessoal

Perguntas e respostas sobre NR 7, NR 8 e NR 9. Como são classificados os riscos da norma regulamentadora 9? O que estabelece a NR 7? O que fala a Norma Regulamentadora 8? (NR 8)

» Página Inicial

O que estabelece a NR 7?

Deixa estabelecido a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte dos patrões que devem admitir funcionários passados pelo programa Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO. O objetivo da NR 7 é que todos os funcionários tenham uma boa saúde.

Quais as parâmetros básicos estabelecidos pelo PCMSO?

A NR 7 deixa claro que os parâmetros mínimos e gerais tem que ser observados e cumpridos a execução do PCMSO podendo passar por acordos e negociações trabalhistas. O programa PCMSO é o conjunto mais amplo de iniciativa da rede de saúde.

O que fala a Norma Regulamentadora 8? (NR 8)

Estabelece requisitos mínimos para serem cuidados em obras de construções e edificações, garantindo segurança, e dando o total conforto para os operários poderem realizar devidamente os seus trabalhos.

Qual a segurança pessoal que ela garante?

A Norma Regulamentadora 8 garante uma segurança pessoal contra os riscos de erros humanos, furtos, roubos e apropriações indevidas de um pertence, realiza orientação e capacitação do trabalhador, adota medidas do nível de proteção de cada categoria exercida.

Para que é utilizada á NR 9?

A norma NR 9 é utilizada para prevenir diversos riscos ambientais, onde elabora e implanta para todos os colaboradores as medidas que deverão ser tomadas para que não cause nenhum tipo de dano ao meio ambiente os trabalhos que estejam sendo realizados por eles. A NR 9 faz reconhecimento e antecipa o possível erro fazendo a imediata prevenção.

Qual o conceito de reconhecimento, avaliação e controle realizados pelo PPRA?

O programa PPRA reconhece os agentes ambientais causadores de danos para a saúde do trabalhador, cria etapas de avaliação dos agentes ambientais e de qual maneira está sendo realizado. O controle obtido com o resultado das fases de conceito e reconhecimento, onde permite ser detectado o risco e eliminado ou minimizado no caso de presente no ambiente.

Como são classificados os riscos da norma regulamentadora 9?

A NR 9 é regulamentada por 3 tipos de riscos:

Risco físico, causado por energia, pressões muito elevadas, temperaturas fora do padrão permitido e radiações.

Risco químico, visa as substâncias, produtos, compostos ingeridos pelo canal respiratório, ou qualquer meio de contato com produto que pode ser absorvido e causar uma reação no corpo.

Risco biológico, visa bactérias, fungos, vírus e outros parasitas.


 
Veja também: