Normas NR 23, NR 24 e NR 26. Direitos adquiridos, empregadores e mais

Perguntas e respostas sobre NR 23, NR 24 e NR 26. Quais são os direitos adquiridos com a NR 23? O que fala a NR 24? Sobre o que é a NR 26? O que os empregadores devem realizar para ser cumprido as normas?

» Página Inicial

O que é a NR 23?

NR 23 - Proteção, prevenção e segurança contra incêndio, a norma cuida dos princípios básicos de inicio de fogo. A Norma Regulativa 23 busca adiantar e combater um possível incêndio, buscando sempre a proteção e os direitos dos trabalhadores.

Quais são os direitos adquiridos com a NR 23?

Todos os trabalhadores deverão adotar medidas para evitar risco de incêndio, de acordo com a legislação as normas que forem adotadas na empresa devem ser colocadas em uso no ambiente de trabalho.

Para um ambiente de trabalho seguro deve existir:

- Extintor com água, pó químico, CO2 e ABC.

- Hidrante bem sinalizado.

- As áreas que contem extintor ou hidrante não podem ser interditada ou seja, não poderá ser colocado caixas, ferramentas de trabalho ou qualquer outro objeto que possa impedir a utilização em caso de emergência.

O que os empregadores devem realizar para ser cumprido as normas?

Os empregadores devem dar treinamento, sobre a utilização e conhecimento dos equipamentos para segurança e combate de incêndio, instruir como deve ser feito a evacuação da área, falar qual o significado de cada alarme que sinalize fogo e como deve ser procedido, lugares que os colaboradores devem ir em caso de incêndio. Todas essas medida ficam responsáveis ser passadas aos funcionários por meio do empregador.

O que fala a NR 24?

Instalações sanitárias e de conforto nos locais para trabalho. A norma estabelece que todo estabelecimento deve ter vasos sanitários mictórios, lavatórios, chuveiros e conjuntos para grupos até no máximo 20 pessoas, se existir 40 pessoas no local de trabalho devera haver dois locais sanitários.

O que a Norma Regulativa 24 fala sobre lugares com exposição a substâncias tóxicas?

Na realização de trabalhos que precisem ser lidadas com á exposição com substâncias tóxicas,que cause sujidade deve ser instalado um grupo sanitário para cada dez pessoas. o local deve ser feito em uma área próxima do local de trabalho.

Sobre o que é a NR 26?

Objetivo das cores no local de trabalho como sinalização de segurança. A norma NR 26 estabeleceu que é necessário o uso e cores para cada local e nível de segurança, com o objetivo de:

-Evitar acidentes.

-Saber para qual nível de emergência é o item.

- fazer a limitação de áreas que podem ser acessadas e áreas que não podem ser acessadas por motivo de segurança.

Quais os equipamentos que devem ser identificado por cores?

Alarmes de incêndio, bomba contra incêndio, hidrante, caixas de cobertas para abafamento do fogo, local visível de distância para extintores, suporte de mangueiras, baldes de água ou areia contra chamas, entre outros equipamentos que devem todos estar sinalizados.


 
Veja também: