Normas NR 13, NR 14 e NR 15. Definição, ruídos de impacto e mais

Perguntas e respostas sobre NR 13, NR 14 e NR 15. Como é a NR 14? O que está descrito na NR 15? Qual o limite tolerado da NR 15 á ruídos de impacto? O que é a norma NR 13?

» Página Inicial

O que é a norma NR 13?

A norma NR 13 tem um carácter compulsório, de caldeiras e recipientes sob pressão, a norma é uma lei que visa a proteção do trabalhador e sua utilização é obrigatória em todo o estado do território brasileiro.

Qual sua definição?

Caldeiras produzem e acumulam pressão maiores que a pressão atmosférica, e realizam isso utilizando qualquer fonte de energia, as categorias de caldeira que são permitidas pela norma:

Categoria A:Possui pressão igual o superior á 1960 kPa (19,98 kgf/cm2).

Categoria B:Tem 588 kPa (5,99 kgf/cm2), possui volume até no máximo 100 litros.

Categoria C: todas as categorias da norma A e B.

Como é a NR 14?

É um serviço de aprendizagem industrial,a norma NR 14 fala sobre fornos, onde diz que os fornos devem ser construídos de maneira solida e revestido com material refratário, para que o calor não ultrapasse dos limites e nem da tolerância da NR 15 que é relacionada ao total de calor produzido e ruídos.

Qual garantia deve ter um forno para poder se encaixar na norma?

Para entender melhor posso usar o exemplo de um forno de cerâmica que faz tijolos, será necessário para este forno conter plataformas e escadas para dar acesso na execução de seus trabalhos. Alguns fornos utilizam de combustíveis gasosos, para esses fornos e necessário oferecer a total segurança que não ira acontecer nenhuma explosão.

O que está descrito na NR 15?

São atividades, agentes e operações que tem um limite de tolerância de ruídos e de calor vencido por quem for exercer a função no local de trabalho, para ser cumprida a norma devera ser feito uma série de exercícios que garanta a segurança dos funcionários sem prejudicar a saúde.

Sobre o que fala a legislação da norma?

Serão consideradas insalubres as atividades que tiverem em suas naturezas formas de trabalho que possa expor o funcionário a riscos de trabalho ou até mesmo afete a saúde do funcionário que for exposto acima do limite de tempo estabelecido pela NR 15

Qual o limite tolerado da NR 15 á ruídos de impacto?

Um ruido de impacto é causado por picos de energia, que são menos de 1 segundo, para a NR 15 os ruídos devem ser avaliados na forma de decibéis e realizadas próximo ao ouvido do funcionário, será valido apenas leituras feitas no circuito de resposta rápida.


 
Veja também: