noivado, relacionamento e futuro casamento.

Perguntas e respostas sobre noivado. Qual é o significado do noivado em um relacionamento? O noivado é uma ocasião ultrapassada na atual sociedade? É uma prática religiosa?

» Página Inicial

Qual é o significado do noivado em um relacionamento?

O noivado é o prenuncio de um sentimento verdadeiro que leva o casal ao matrimônio.

O noivado é uma ocasião ultrapassada na atual sociedade?

Tudo nos leva a crer que sim. Parece que noivado é uma cerimônia preservada pela elite. A camada mais popular da sociedade já não está mais preocupada nem com o noivado e nem com o casamento propriamente dito. Estamos vivendo na geração que tudo é muito rápido, o noivado faz que o relacionamento seja mais demorado.

O noivado está ligado a prática religiosa?

Não diretamente. Algumas religiões ensinam seus jovens a importância do namoro e do noivado para que ocorra um casamento duradouro e feliz. Algumas religiões fazem cerimônias durante o noivado, os ciganos comemoram o dia do noivado, na Índia também. Cada cultura entende de uma forma, mas não é uma regra ser uma prática religiosa.

O que você acha dos noivados de longa duração?

Eu entendo noivados de longa duração aqueles que ultrapassam a dois anos. Na verdade eu meço o noivado pelo tempo do namoro. Se o casal namorou dois anos, não vejo nenhum problema em noivar dois anos.Já não concordo com noivados acima de três anos. Costumo dizer que já não é mais noivado, mas sim, uma enrolação,quem quer casar simplesmente casa.

Porque muitos casais ficam noivos por tanto tempo e quando se casam, em poucos anos já se separam?

Esse é um fato inexplicável entre os casais.Será que tanto tempo juntos, entre o namoro e noivado já não deu para descobrir o que era e o que não era na vida de um e do outro? Penso que já não tinha mais nenhuma novidade para ambos. A intolerância ainda é a maior causadora de separação entre os seres humanos.

Você acha que o período de noivado é importante para o futuro casamento?

Muito importante. O namoro é a fase que o casal se conhece e se enamora. O noivado é a fase onde o casal se envolve financeiramente pois, é nesse período que fazem planos e nesses planos a vida financeira está intimamente ligada. É no noivado que o casal projeta sua futura família, falam de filhos, descobrem suas verdadeiras intenções.

Existe realmente alguma relação direta entre o noivado e o casamento? Porque não devemos pular a etapa do noivado?

Existe sim muita relação. Tudo na vida do ser humano segue etapas, e, quando pulamos etapas, pagamos um preço por isso. O namoro é uma fase despreocupada do casal. O noivado é um pré casamento, onde é informado para a sociedade que estão a caminho do casamento, para isso existe até um símbolo, a aliança na mão direita.Quando o casal não respeita essa etapa e parte diretamente para o casamento, o período de adaptação do casal é tortuoso, poucos sobrevivem diante as batalhas e as famílias envolvidas também sofrem tentando ajustar o casal.


 
Veja também: