NF Eletrônica em SP. Diferença entre NF Paulista e NF Paulistana

Perguntas e respostas sobre Nf Eletrônica em SP. Qual a diferença entre nota fiscal paulista e nota fiscal paulistana? MEI pode emitir nota fiscal eletrônica?

» Página Inicial

O que é nota fiscal eletrônica?

Nota fiscal é um documento que permite mostrar e documentar uma operação feita em um comércio ou prestadora de serviços que permite mostrar impostos, valores e circulação de mercadorias ou prestação de serviços. A nota fiscal eletrônica tem existência apenas digital.

Pra que serve a nota fiscal eletrônica?

A nota fiscal eletrônica tem a mesma finalidade que as jotas fiscais comuns que são emitidas em supermercados, padarias, farmácias, lanchonetes, etc. Ela serve para recolher impostos dos produtos e serviços oferecidos por determinada organização.

É obrigatório emitir nota fiscal ao cliente?

Sim. Toda organização legalizada tem a obrigação de oferecer nota fiscal seja eletrônica ou não aos seus clientes. Empresas que não fornecem as notas fiscais eletrônicas estão cometendo um crime contra o consumidor segundo o Código de Defesa do consumidor. E é considerado sonegação de impostos. Por isso todo cliente deve exigir notas fiscais de todos os produtos que adquire, sabendo assim a procedência do produto.

Quais os benefícios da nota fiscal eletrônica?

São diversos. Entre eles :

Redução de custos do papel e do transporte da documentação fiscal

Descontos no IPTU e ICMS para o Contribuinte Vendedor (em certos casos)

Redução de erros no processo

Incentivo à modernização e adoção de novas tecnologias

Maior credibilidade e transparência no processo fiscal

Melhorias no controle fiscal e menos sonegação.

Como faço pra emitir nota fiscal eletrônica em SP?

Para emitir uma nota fiscal eletrônica SP , você precisa primeiramente estar legalizado juridicamente. Tendo em mãos o CNPJ de sua empresa, basta solicitar a senha web na prefeitura. Após eles desbloquearem sua senha web e fornecerem seu certificado digital você pode acessar o os sites da nota fiscal paulista ou nota fiscal paulistana e emitir notas fiscais aos seus consumidores.

Qual a diferença entre nota fiscal paulista e nota fiscal paulistana?

A nota fiscal paulista é para quem vende produtos, comercializa mercadorias como : mercados, padarias, farmácias e todos os tipos de comércio. Já a nota fiscal paulistana é para prestadores de serviço. Ou seja, pessoas que vendem seus serviços ao invés de produtos, por exemplo um encanador, eletricista, pedreiro, web designer, etc.

Mei pode emitir nota fiscal eletrônica?

Sim. Não é obrigatório para quem é MEI (Micro empreendedor individual ) emitir notas fiscais eletrônicas, mas ele pode sim emitir se assim desejar. Basta ele solicitar a seu certificado digital na prefeitura.


 
Veja também: