Morar nos EUA. Visto de turista e intercâmbio, prós e contra

Perguntas e respostas sobre morar nos Estados Unidos. Pode-se morar nos EUA com visto de turista? Como fazer um intercâmbio de forma legal? Veja as dúvidas.

» Página Inicial

Como faço para morar nos EUA ?

Primeiro, para conseguir morar nos EUA você vai precisar ter um visto. Pode-se conseguir um visto por uma das seguintes maneiras :

1 Ter algum parente de primeiro grau morando lá (pai, mãe, irmãos, filhos, esposo ou esposa)

2 Para trabalhar. Porém, a maioria dos trabalhos são para o nível superior. Para quem não tem nível superior e quer entrar para trabalhar como babá, doméstica,motorista, etc, vai ser bem mais difícil.

3 Para estudar. Você pode garantir um visto para estudar no país pegando um visto de estudante integral, mas, não poderá continuar no país após o curso acabar.

Pode-se morar nos EUA com visto de turista ?

Não. O máximo permitido é que o turista permaneça 6 meses no país sem trabalhar. Assim que chega ao aeroporto um oficial de imigração vai lhe entrevistar e analisar suas respostas sobre suas intenções no país. Dependo das conclusões que ele tirar ele carimba o tempo que você poderá ficar nos EUA. O tempo varia de 1 mês á 6 meses. Você precisará explicar como pretende se sustentar durante esse tempo sem trabalhar, aonde vai ficar. Após passado o tempo você não poderá voltar durante um certo período pois, seu visto é de Turista. Caso precise entrar por problemas familiares ou outros terá que explicar muito bem o motivo de retornar tão cedo ao país.

É fácil conseguir visto para morar nos EUA ?

Não. O processo de imigração é extremamente dificil.

São muitas papeladas para conseguir um greencard, após um greencard condicional, e finalmente o definitivo. E isso pode levar alguns anos.

Se fosse fácil não existiria tantas pessoas entrando de forma ilegal no país.

Como fazer um intercâmbio de forma legal ?

O governo americano tem programas de trabalho temporário. Você pode ficar até um ano trabalhando e estudando ou só estudando em um desses programas. Se você vem pra fazer apenas intercâmbio pra estudar inglês, você não vai ter o visto correto pra trabalhar, e procurar emprego aqui enquanto está fazendo curso de inglês vai ser ilegal. Existem diversas agências no Brasil que oferecem esses programas de estudo e trabalho nos Estados Unidos

Quais são os prós de morar nos EUA ?

Morar nos EUA tem muitas vantagens, são elas : Menos corrupção, segurança nas ruas, ensino público decente, oportunidades profissionais, menos desigualdade social.

Quais são os contras de morar nos EUA ?

Saúde americana ( lá não existem hospitais públicos ) você vai precisar desembolsar um dinheiro caso precise de atendimento médico.

A licença maternidade de lá é considerada uma das piores do mundo.

Pouco tempo de férias ( lá as férias são de 2 semanas, e se você disser que aqui tinha 30 dias ele ficam abismados )

Afinal, vale a pena morar nos EUA ?

Saber se vale a pena morar nos EUA é uma decisão independente de cada um. Se você pensar sobre a educação, segurança e oportunidades de trabalhos, vale a pena sim. Mesmo sendo um processo extremamente burocrático, vale a pena entrar lá de forma totalmente legal. Se você pensa em entrar lá de forma ilegal não vale a pena pois, não terá direito a nada que os cidadãos americanos tem. Além de correr o risco de ficarem presos um bom tempo antes de serem deportados.


 
Veja também: