Ministério do Desenvolvimento. Bolsa Família, o que é e como funciona

Perguntas e respostas sobre o Ministério do Desenvolvimento. O que exatamente faz esse ministério? O que é e como funciona o Bolsa Família? Veja essas e outras respostas.

» Página Inicial

O que é o Ministério do Desenvolvimento?

O Ministério de Desenvolvimento e Combate à fome (MDS) é o órgão nacional de poder executivo federal responsável pela manutenção e administração das políticas nacionais de segurança alimentar, nutricional e desenvolvimento social no Brasil. Foi criado por Luiz Inácio Lula da Silva em 2004, sendo direcionado a este ministério também as políticas de combate à fome, coordenando, supervisionando e avaliando o desenvolvimento de programas como o Fome Zero.

O que exatamente faz esse ministério?

Além de supervisionar e controlar, como já dito, programas como o Fome Zero (ao qual está diretamente ligado ao Bolsa Família), também aprova orçamentos gerais do Serviço do Transporte (SEST), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Social do Comércio (SEST).

Em síntese, esse ministério cuida para que haja o desenvolvimento necessário ao país, seja na indústria ou no combate à desigualdade social.

Como funciona?

Atualmente, o ministério se divide em diversas áreas, sendo as principais o Cadastro Único (sistema que visa identificar as famílias de baixa renda e tem interesse em participar de programas sociais), Bolsa Família, Segurança Alimentar e Nutricional (série de programas e ações para incentivo e cuidado alimentar saudável da população), Cursos de Qualificação Profissional (Pronatec), Assistência Social (Orientação, proteção e encaminhamento, para que os brasileiros possam adentrar os programas sociais necessários) e Informações Sociais (banco de dados com avaliação e gestão sobre todas as informações e estatísticas a respeito de todos os programas e planos).

O que é o Bolsa Família?

É um programa de transferência de renda do Governo Federal que visa acompanhar e ajudar as famílias classificadas em situação de pobreza e extrema pobreza, unificando outros programas sociais anteriores, como o Bolsa Escola e o Bolsa Alimentação. Essa iniciativa atua como desenvolvimento diante dos Direitos Humanos Universais e faz parte de uma série de planejamentos e ações chamada Brasil Sem Miséria.

Como funciona o Bolsa Família?

Os interessados que tiverem renda per capita até R$140,00, devem procurar a prefeitura do município e se cadastrarem. Assim, haverá uma averiguação e a partir da liberação do benefício, o monitoramento e acompanhamento para a inserção no mercado de trabalho.


 
Veja também: