Mesário eleitoral. Como são selecionados, remuneração e outros

Perguntas e respostas sobre mesário. O que é o Programa Mesário Voluntário? Como os cartórios eleitorais selecionam os mesários? Veja as respostas

» Página Inicial

O que é um mesário?

O mesário segundo o TRE e TSE é um representante da Justiça Eleitoral perante sua comunidade.

Como os mesário são escolhidos?

Há duas formas. A primeira é por convocação e neste casos algumas pessoas são convocadas a trabalhar como mesários. A segunda forma é como voluntário, onde a pessoa interessada procura o cartório eleitoral do seu domicilio é se prontifica a trabalhar como mesário nas eleições.

O mesário é remunerado?

Não. Tanto os convocados como os voluntários não recebem dinheiro pelo trabalho, mas eles recebem alguns benefícios que são: Lanche, dispensa do trabalho (2x), ato de cidadania, vantagem em concursos públicos, entre outros.

Como eles recebem o lanche?

Lanche no dia da eleição é geralmente pago em dinheiro. Em 2016 o pagamento passou a ser feito após as eleições nas agências dos Correios. Até então o valor do lanche era entregue no dia da eleição.

Como funciona a dispensa do trabalho?

Para cada dia trabalhado nas eleições ou a serviço da justiça eleitoral, você tem direito a dois dias de dispensa. Normalmente funciona assim: Um dia de treinamento e dois dias de eleição, isto se houve segundo turno. Neste caso você trabalharia três dias para a justiça eleitoral e portanto terá direito a seis dias de dispensa no seu trabalho.

Quando posso requerer a dispensa no meu trabalho?

A qualquer tempo. A justiça eleitoral emite um documento informando a sua empresa dos dias que você tem direito a dispensa e a partir dai você negocia com o RH da sua empresa a melhor data para solicitar.

Como funciona a vantagem em concursos públicos?

Em caso de empate com outro candidato você terá a vantagem por ter trabalhado como voluntário ou convocado pela justiça eleitoral.

Como faço para trabalhar como mesário?

O interessado em ser mesário pode se inscrever por meio de formulário específico, disponível no site do TRE na internet, ou pessoalmente em seu cartório eleitoral. A inscrição do candidato será analisada, e se aceita, seu nome passará a fazer parte da listagem de mesários. Quando houver necessidade o TRE chamará o candidato para trabalhar como mesário nas eleições.

O que acontece se eu não comparecer no dia da eleição como mesário?

Não é uma boa ideia, a menos que seja por uma causa justa. Se assim for, você terá até 30 dias após a data em que estava convocado para comparecer perante o juiz eleitoral e apresentar sua justificativa. Se não fizer, será gerado uma multa que poderá chegar a R$ 600,00 dependendo da pessoa. Já os funcionários públicos podem ter pena de suspensão de até 15 dias.


 
Veja também: