Melatonina. Ela cura a insônia e serve só para distúrbios do sono?

Perguntas e respostas sobre o que é melatonina? Ela cura a insônia e serve só para distúrbios do sono? A produção de melatonina diminui com o passar dos anos? Veja as respostas

» Página Inicial

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio que é produzido no nosso organismo quando o corpo humano está em algum ambiente com pouca luz. A melatonina é um hormônio natural produzido pelo cérebro durante a noite para ajudar a pegar no sono.

A produção de melatonina diminui com o passar dos anos?

Sim. Geralmente, a produção de melatonina, que acontece na glândula pineal do cérebro, diminui com o envelhecimento e é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos.A criança tem muita melatonina, por isso dorme mais e por longos períodos. Os primeiros anos de vida é a fase em que o corpo mais produz melatonina, por isso ela dorme mais e isso é importantíssimo para o crescimento e desenvolvimento.

A melatonina pode ser usada com suplemento?

Sim. A melatonina pode ser usada como suplemento como Melatonina Optimum, ou remédios, como Melatonina DHEA, que ajudam a facilitar o sono e que podem ser comprados em farmácias, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, por exemplo.

O uso da melatonina para deixar o sono mais profundo tem alguma restrição?

Não existe o fato de ter restrição para o uso da melatonina como suplemento para deixar a qualidade do sono melhor. A melatonina é uma substância considerada segura pelos médicos e tem poucos efeitos colaterais. O único problema é o uso exagerado ou descontrolado da substância. O ideal é que um médico receite a melatonina nas doses consideradas indicadas a cada paciente.

A comercialização da melatonina é permitida livremente no Brasil?

Não. A melatonina apesar de ser uma substância considerada segura pelos médicos, não pode ser comercializada livremente no Brasil. É é comercializada de forma regular somente em remédios prescritos por médicos e que podem ser comprados somente com receita médica. Os famosos suplementos e capsulas de melatonina são vendidos de forma clandestina no Brasil.

A melatonina cura a insônia?

Não. A melatonina pode ser muito eficiente para alguns casos de insônia, geralmente os casos em que se detecta através de exames a pouca produção do hormônio pelo organismo de forma natural. Outros tipos de insônia não devem ser tratados com melatonina.

A melatonina serve só para distúrbios do sono?

Não. A melatonina, além de ser muito utilizada para ajudar a pegar no sono, também tem outros benefícios que incluem:

Controlo na produção de hormônios sexuais femininos;

Efeito antioxidante nas células;

Fortalecimento do sistema imune.

Devido a estes efeitos, a melatonina, além de tratar a insônia, também pode ser indicada para o tratamento da menopausa, fibromialgia e câncer de mama ou próstata.


 
Veja também: