Medidor de pressão. Como funciona, pressão adequada e outros

Perguntas e respostas sobre O que é um medidor de pressão e como ele funciona? Qual a medida de pressão adequada? Como abaixar a pressão?

» Página Inicial

O que é um medidor de pressão?

Um medidor de pressão é um instrumento capaz de medir a pressão arterial. Isso significa a dilatação dos vasos sanguíneos no tempo que o sangue passa. Seu sistema de medidas está em milímetros de mercúrio (mmHg).

Como funciona um medidor de pressão?

Pensando nos vasos sanguíneos como canos e no coração humano como uma bomba, o medidor de pressão é como um balão e mede cada impulso nos canos.

As medidas são feitas em duas leituras; sístole e diástole. A medida da sístole é medida da pressão do sangue bombeado do coração para o corpo. Já a diástole, o contrário; essa medida calcula a pressão com a qual o sangue retorna ao coração.

Podem identificar

Qual a medida de pressão adequada?

A medida mais comum é de 12 por 8, mas pode variar de pessoa para pessoa dependendo da estatura, peso e idade.

Quais os riscos de uma pressão alta?

Uma pessoa com pressão alta não tem uma circulação efetiva. Isso significa que a distribuição de oxigênio para os seus órgãos não é eficaz quanto à de uma pessoa com pressão regular. Há maior predisposição a doenças como AVC, tonturas, visão embaçada, infartos, dores de cabeça e até mesmo levar à falência dos órgãos renais.

O que pode causar pressão alta?

Pressão alta pode ser um tanto um fator genético quanto adquirido ao longo da vida. Normalmente, estar diariamente exposto a situações de estresse, consumir alimentos gordurosos como frituras, cigarros e álcool, excesso de sal, predisposição à obesidade são fatores que podem acarretar um quadro de pressão alta.

Como abaixar a pressão?

É aconselhável que, para abaixar a pressão, o indivíduo realize exames periódicos com acompanhamento médico além de reeducações alimentares e exercícios físicos. Para casos mais graves, é aconselhável uso de medicamentos específicos que possam liberar o espaço das vias sanguíneas, já que gorduras podem se formar. No caso de pessoas com problemas cardíacos, é aconselhado, também, o uso de um remédio que faça com que o sangue seja mais ralo, evitando acúmulo de coágulos.

Qual o valor médio de um medidor?

Há aplicativos para celulares que não cobram valor algum pelo uso do instrumento no celular, mas sua precisão não é garantida. Medidores profissionais podem ser encontrados por 120 reais.

Onde é encontrado?

Os medidores de pressão são encontrados, majoritariamente em lojas de materiais médicos, mas também são encontrados em grandes lojas como:

Drogarias Araújo, Netfarma, Cirúrgica Medical, Bleymed, Surya Dental, Biotecmed, lojas Americanas, Extra, Carrefour, Wallmart, Shoptime, Submarino, Casas Bahia, Magazine Luiza, Buscapé, Mercado Livre, OLX, Ali Express, Ponto Frio, Lojas Cem, entre outras. Atualmente, há medidores de pressão digitais, instalados em celulares e/ou tablets.


 
Veja também: