Médicos sem fronteira. Como ser voluntário, atuação no Brasil e mais

Perguntas e respostas sobre médicos sem fronteira. Como faço pra ser voluntário? Este programa existe no Brasil? Veja essas e outras perguntas

» Página Inicial

O que são os médicos sem fronteiras?

Médicos sem fronteiras é uma organização não governamental sem fundos lucrativos e com objetivos humanitários que organizam atendimentos médicos a pessoas que vivem em uma faixa de extrema pobreza em todo o mundo. Eles ajudam principalmente países como Afeganistão, Iêmen, Síria e África.

Como surgiu os médicos sem fronteiras?

A organização médicos sem fronteiras surgiu no ano de 1970 por um grupo de médicos e jornalistas que se comoveram com a guerra do Afeganistão onde o Afeganistão foi ocupado pelo USA. Eles se reuniram com o intuito de ajudarem asa vítimas dessa guerra independente da religião ou cor, agindo com imparcialidade para ajudar a quem precisava de atendimentos médicos e comida.

Quem mantém o projeto médicos sem fronteiras?

Os médicos sem fronteiras é uma organização não governamental e sem fins lucrativos. Todo o trabalho é feito a partir de doações do mundo inteiro e trabalhos voluntários. Todos os dias pessoas do mundo inteiro fazem grandes ou pequenas doações para a organização que são utilizados para pagar os custos do atendimento como remédios, curativos e até mesmo alimentos para os necessitados.

Como faço pra ser voluntário e trabalhar no médicos sem fronteiras?

Para ser um voluntário basta você entrar no site do Médicos sem fronteira e se inscrever. Eles entrarão em contato para adequarem um trabalho que seja adequado. São levados em conta a localização e disponibilidade do inscrito.

Qualquer um pode entrar para o médico sem fronteiras?

Qualquer pessoa pode ajudar o médicos sem fronteiras com doações. Para trabalhar e viajar com eles é muito importante uma pessoa com alguns conhecimentos técnicos, treinamento e é essencial que a pessoa tenha um lado humano e forte, levando em conta que o trabalho será para ajudar aos necessitados e sem receber um salário por isso. A pessoa precisa saber se realmente tem vontade, capacidade e força para viver em situações extremas.

Existe o programa médicos sem fronteiras no Brasil?

Sim. Eles atuam nas regiões mais pobres do país como o nordeste. Levam atendimento médico e vacinas a lugares isolados das cidades onde as pessoas não tem acesso a um posto de saúde para atendimento. Eles são especializados em doenças tropicais que são as que mais atingem a população dessas regiões.

Eles trabalham só com atendimento médico?

Não. O principal foco do projeto é o atendimento médico de qualidade e gratuito e a imunização através de vacinas porém, o projeto também faz ajudas psicológicas, ajudas com alimentos, palestras sobre doenças, violência, estudos.


 
Veja também: