Mal de chagas, sintomas e diagnósticos. Ele tem cura?

Perguntas e respostas sobre mal de chagas. Como é feito o diagnóstico desta doença? Mal de chagas tem cura? Quais as regiões com mais casos deste mal?

» Página Inicial

O que é mal de chagas?

Mal de Chagas ou doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos, conhecidos com barbeiro.

Como pode ser pegar mal de chagas?

O principal motivo da contaminação do mal de chagas é a falta de higiene, pois ao se consumir alimentos crus e contaminados pelas fezes dos parasitas. Em alguns casos por transfusão de sangue, ou transplantes de órgãos e o contato direto com o barbeiro (parasita). Gestantes com a doença de chagas pode transmitir para o feto.

Quais os sintomas do mal de chagas?

Algumas pessoas podem conviver com a doença por até mesmo viver anos sem manifestação de sintomas. Os principais sintomas estão:

Febre

Mal-estar

Inchaço de um olho

Fadiga

Irritação sobre a pele

Dores no corpo

Dor de cabeça

Náusea, diarreia ou vômito

Surgimento de nódulos

Aumento do tamanho do coração, do fígado e do baço.

Normalmente quem tem mal de chagas em estagio avançado não consegue ter uma vida normal, pois para uma simples caminhada falta ar. Na hora de dormir é o pior momento, pois o pouco que se dorme é sentado, para que os pulmões possa ter espaço para funcionar.

Como é feito o diagnóstico do mal de chagas?

Somente através de exames de sangue, depois da confirmação, deve-se dar início imediato ao tratamento.

Mal de chagas tem cura?

Ainda não existe cura para o mal de chagas, a prevenção ainda é o melhor remédio. Em locais onde há bastante incidência do inseto barbeiro é necessário evitar atividades noturnas ao ar livre e ter o cuidado de passar repelente sempre que necessário, ou seja sempre. E tentar proteger as partes do corpo que normalmente ficam expostas pernas e braços.

Como tratar mal de chagas?

O tratamento é feito com a tomada de medicamentos antiparasitários, eficazes na eliminação do parasita do sistema sanguíneo. Onde o paciente dever toma-los com orientação médica e em média dura 2 meses. Os medicamentos provocam efeitos colaterais, portanto, é necessário ficar internado em um hospital. Quando a doença já está em fases mais avançadas ou quando os medicamentos não são suficientes, o médico apenas realiza o monitoramento dos sintomas.

Quais as regiões com mais casos do mal de chagas?

O mal de chagas é uma doença tropical, por isso ocorre com mais frequência na América Latina. No Brasil por exemplo a região com mais casos é a região norte, talvez por causa da cultura local de come frutos diretamente do pé (açaí) na hora da coleita. A falta de higiene nessa região talvez seja o principal motivo da doença de chagas ainda ser tão grande na região norte.


 
Veja também: