Internet ou NET: significado, história e quem inventou

Veja a FAQ que explica em detalhes o que e o que significa internet, porque se usa NET, sua história e quem foram os inventores da rede mundial de computadores.

» Página Inicial


O que é internet?

Ao contrário do que muitos possam pensar a internet não é uma grande rede de computadores e sim um conjunto de grandes redes que estão interconectadas. Quando você acessa a internet é possível afirmar que você estabelece uma comunicação com uma dessas grandes redes, enquanto que a mesma está conectada com as demais.

Na prática a internet é uma enorme infraestrutura de redes, sistemas de comunicação, softwares e pessoas que 24 horas por dia trabalham para manter toda essa infraestrutura funcionando.

A comunicação pela internet é feita via satélite?

Não. O sistema de comunicação via satélite não é robusto o bastante para suportar a enorme quantidade de dados que são trafegados continuamente. A comunicação entre as redes de computadores que formam a internet é feita através de cabos de fibra óptica que conectam países e continentes. Inclusive esses cabos ligam um continente ao outro através dos cabos submarinos, uma infraestrutura extraordinária.

Veja o mapa dos cabos submarinos aqui: http://www.submarinecablemap.com

Qual a diferença de internet e Net?

A palavra internet é a junção de INTER + NET, ou rede internacional em uma tradução livre. Desta forma, apenas a palavra Net seria uma abreviação ou uma maneira simplificada de se referir a internet.

Qual a diferença entre internet e web?

Como explicado acima, internet está relacionado a infraestrutura de comunicação e redes, já web faz referência a uma das aplicações que rodam na internet. Embora ela seja a principal aplicação, não é a única. Web é uma simplificação de World Wide Web ou simplesmente www que é a aplicação criada por Tim Bernes Lee para permitir que documentos sejam acessados de qualquer computador através de um software especial chamado de navegador. Os documentos disponíveis na web precisam ser escritos também em uma linguagem própria chamada de HTML.

Quem inventou a internet?

A internet não foi necessariamente inventada, mas evoluiu de várias ideias e projetos até chegar no que é hoje. Talvez seu início tenha ocorrido durante a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

Quando ela foi inventada e os principais fatos históricos?

Provavelmente a ARPANET tenha sido o projeto que originou a internet que conhecemos hoje, isto ocorreu em 1969 na Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Em 1988 a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) se conectou ao Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) em Chicago e esta foi a primeira conexão a internet feita no Brasil.

Em 1989 foi criado uma importante aplicação para a internet que foi chamada de World Wide Web. Este projeto teve como líder o cientista britânico Tim Berners-Lee e o CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares.

1994 Berners-Lee criou o World Wide Web Consortium ou W3C, hoje ele é o órgão principal na padronização de tecnologias para a internet.

Quem controla a internet hoje?

Não existe um órgão responsável pelo controle geral, mas sim de algumas partes ou aplicações. Por exemplo: O W3C, citado acima praticamente controla as tecnologias usadas, as empresas de telecomunicações controlam a engenharia de comunicação entre as redes, os governos controlam ou tentam controlar as questões legais e de uso, o ICANN e seus órgãos são responsáveis pelo controle e manutenção de domínios, entre outros.

Quantas pessoas usam a rede no Brasil e no mundo?

Segundo um relatório da ONU – Organização das Nações Unidas, em 2014 a quantidade de pessoas com acesso a internet superou 3 bilhões de pessoas ou aproximadamente 40% da população mundial. No Brasil, de acordo com o Ibope Media, em 2013 o número de usuários era de aproximadamente 105 milhões de pessoas.


 

Veja também



© 2018   |   Utilidade Pública: Dicas e conteúdo de utilidade pública   |   Política de Privacidade