IBGE. Censo, contagem da população, concursos públicos e mais

Perguntas e respostas sobre o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo, contagem da população, concursos públicos, pesquisas e indicadores. Veja a nossa FAQ

» Página Inicial

O que é o IBGE?

IBGE á a sigla de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O que o IBGE faz?

A entidade é responsável pela pesquisa e produção de informações geográficas, estatísticas, cartográficas e outras. Abaixo a relação das suas funções:

O que é o Censo do IBGE?

O Censo é uma pesquisa que visa realizar a contagem da população, utilizando amostras, já que a população não é contada totalmente. Ele ocorre a cada 10 anos e tenta reunir a maior quantidade possível de informações da população e não apenas a sua quantidade.

Quais as principais informações colhidas no Censo?

O IBGE faz a contagem da população em tempo real? Como isso acontece?

Sim. De acordo com o site da entidade, na data e hora desta FAQ (20/01/20145 10h07), a população brasileira era de 205.379.445 habitantes. Esta contagem é feita provavelmente com base na probabilidade, já que eles têm os dados oficiais do último censo, bem como as informações de natalidade e mortandade da população. Baseado nesses fatores, basta calcular a estimativa de progressão.

As informações do IBGE são confiáveis? Pode haver imparcialidade?

Devemos desconfiar de tudo e um pouco de prudência não faz mal a ninguém, mas até onde se sabe é uma entidade bastante confiável, até porque o tipo de informação que eles trabalham não é assim tão desejada por grupos políticos ou outros segmentos a ponto de ser objeto de manipulação.

Quais as principais pesquisas e indicadores o IBGE trabalha?

Além do Censo, que outros trabalhos são produzidos em relação a população?

Como trabalhar no IBGE?

Por ser uma entidade de natureza pública, a ingressão é feita mediante concurso público. Desta forma é necessário ficar atendo a abertura de novos concursos e submetê-los aos mesmos a fim de obter a aprovação e consequentemente a ingressão ao cargo. Site: https://www.ibge.gov.br


 
Veja também: