Hospital Moinhos de Vento. História, valores e reconhecimento

Perguntas e respostas sobre o Hospital Moinhos de Vento, sua história, valores e reconhecimento internacional. Vejas as respostas dessas perguntas.

» Página Inicial

Qual a história do Hospital Moinhos de Vento?

Toda a sociedade alemã que viveu em Porto Alegre há anos atrás, sempre imaginou edificar um estabelecimento de saúde tendo como referência os hospitais mais respeitados da Europa. O principal objetivo dessas pessoas era criar uma instituição que tivesse como foco principal de trabalho a higiene e a limpeza, mas acima de tudo, que fosse comprometido no serviço prestado e que toda a comunidade pudesse frequentar, sem discriminação de raça, religião ou posição social. Assim, no ano de 1914 a ideia começa a tomar forma e cria-se, então, o Hospital Alemão.

Atualmente, 100 anos após a sua criação, a instituição tornou-se referência na qualidade do atendimento graças à herança humanitária deixada pelas religiosas alemãs, que por muitos anos, tomaram conta do hospital, sempre com muita disposição e vocação para tal. A partir daí, os esforços para melhorar cada vez mais não pararam. Em 02 de outubro de 1927 foi inaugurado o Hospital Moinhos de Vento que demonstrou, durante toda a sua caminhada, muita inovação e modernização, sem deixar para traz a tradição do povo alemão.

Em que pilares o Hospital se sustenta?

Ao longo da sua trajetória, o Hospital Moinhos de Vento baseou-se em valores importantes para a sociedade em geral, como compromisso, ética profissional e responsabilidade social. Desde sempre, a busca pelo aprimoramento tanto no atendimento quanto na sua infraestrutura nunca foi esquecida. Tanto que a instituição conseguiu ser vista como referência nas suas práticas de gestão, assistenciais e médicas. Como consequência, veio o reconhecimento. Nos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014 teve a sua reacreditação confirmada e a sua condecoração aprovada pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, o estabelecimento foi eleito como o único da região sul e um dos seis Hospitais de Excelência do Brasil.

O que dizer do reconhecimento internacional?

Por ser considerado como um estabelecimento de referência no mundo quanto ao atendimento e a assistência, o Hospital Moinhos de Vento foi reconhecido internacionalmente em 2002. Juntamente com mais três hospitais, teve em mãos o seu certificado de acreditação junto à Joint Commission International (JCI). Esse prêmio já foi dado para hospitais dos Estados Unidos e Canadá e para 37 unidades acreditadas.


 
Veja também: