Gruta de Maquiné em Cordisburgo. Como visitar, preço e dicas

Veja esta super dica de um passeio espetacular na Gruta de Maquiné no município de Cordisburgo em MG. Valor da entrada, localização e muitas dicas para quem quer visitar.

» Página Inicial

Eu nunca tinha entrado em uma gruta, pelo menos não em uma de verdade. Apesar de eu ser criado em um sítio e ter tido muito contato com o ambiente rural e com a natureza de maneira geral, onde eu morava não havia grutas muito grandes, mas algo pequeno e também porque dá um certo medo em pensar de entrar nesses locais.

Maquiné, uma experiência única

[caption id="attachment_103" align="alignnone" width="740"]Gruta de Maquiné em Cordisburgo Gruta de Maquiné em Cordisburgo[/caption]

Foi só mais recentemente que tive a oportunidade de conhecer a uma gruta de verdade, a espetacular Gruta de Maquiné e a experiência foi única. Primeiro que eu não tinha a menor ideia do tamanho da coisa e que não é um ambiente assustador e que lhe causará medo, pelo contrário, achei bem tranquilo.

Onde fica?

A Gruta de Maquiné fica no município de Cordisburgo em Minas Gerais e está a aproximadamente 120 km de Belo Horizonte. O acesso é pela Rodovia BR 040 e um pouco antes de Paraopeba, por uma rodovia que dará acesso ao município de Cordisburgo. Do centro da cidade até a gruta tem uns 6 km por via pavimentada também.

Clique aqui para ver a rota de Belo Horizonte até a Gruta de Maquiné

Estrutura e preço

O local tem ótima estrutura, com estacionamento, restaurante e um pequeno museu na entrada. É bem arborizado é lindo para fazer belas fotos e vídeos.

O acesso a gruta é guiado e portanto é necessário aguardar os horários para que um guia possa acompanhar. Nós esperamos em torno de meia hora, salvo engano.

O valor da entrada foi de R$ 30,00 para adultos e mia entrada para professores e crianças.

A Gruta de Maquiné

[caption id="attachment_105" align="alignnone" width="740"]Uma das paredes e teto da gruta Uma das paredes e teto da gruta[/caption]

Maquiné é uma gruta enorme, formada por diversos salões. Esses salões têm tamanhos variados, alguns não são tão grandes, mas outros são enormes. Acho que pelo menos dois deles devem ter uns 60 metros de altura por uns 50 ou 60 de largura. É como se você estivesse dentro de uma daquelas enormes catedrais da Europa.

O termo salão é usado lá pois a gruta não é uniforme e é como se ela tivesse sido construída no estilo de casa com vários cômodos e pequenas ligações entre eles. Isto á fabuloso.

[caption id="attachment_106" align="alignnone" width="740"]Parece de rocha - Gruta de Maquiné Parece de rocha - Gruta de Maquiné[/caption]

As paredes bem como o teto é formado por diferentes tipos de rochas, com cores e formas muito variados, sem contar aquelas famosas formações onde parece que a rocha está escorrendo. Belíssimo.

Quem deve visitar, tempo de visitação e cuidados

Eu fui com minha esposa e meu filho de 12 anos, na época. Também um casal de amigos com os filhos. Todos gostaram muito e é um passeio muito indicado para todas as idades.

[caption id="attachment_107" align="alignnone" width="740"]Corredores de acesso aos salões da gruta Corredores de acesso aos salões da gruta[/caption]

Na visitação, você entra e vai passando por todos os salões, salvo engano, são 7. E depois tem de voltar pelo mesmo caminho. Isto dura em torno de uma hora. O ideal é você ir conhecendo e apreciando a beleza do lugar e na volta fotografar ou fazer seus vídeos.

Uma dica importante é que o local é iluminado com luz artificial, mas é uma iluminação fraca para efeitos de fotos e vídeos. Eu fiz alguns vídeos com o celular (Iphone 4S), mas ficou muito escuro. As fotos que postei aqui foram feitas em sua maioria com a máquina da minha amiga que era melhor.

Mais uma foto dos salões da gruta:

[caption id="attachment_108" align="alignnone" width="740"]Salões - Gruta de Maquiné Um dos salões enormes[/caption]

A Gruta do Maquiné é um lugar que eu Fui e Gostei.


 
Veja também: