Eletropaulo. 2º via conta e a empresa AES Eletropaulo

Perguntas e respostas sobre a Eletropaulo, como emitir uma segunda via da conta de luz e as informações sobre a empresa AES Eletropaulo que fornece energia elétrica em São Paulo.

» Página Inicial

O que é a Eletropaulo?

É uma empresa privada nacional que integra o Grupo AES Brasil. Ela é formada por capital estrangeiro e nacional e é encarregada da distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo e em alguns dos municípios que compõem a Região Metropolitana da capital.

O nome completo da empresa é Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. Fez parte de uma antiga estatal que foi privatizada, que se chamava apenas Eletropaulo.

Quando e como surgiu a empresa?

Em 1995, foi criado o PED, sigla para Programa Estadual de Desestatização. O objetivo era desinchar o estado com privatizações em vários setores, como em empresas e ferrovias. A Eletropaulo foi repartida em quatro blocos menores, pois os técnicos consideravam a empresa grande demais para uma privatização total. Só depois um dos blocos se tornou a Eletropaulo Metropolitana.

Quem comprou a empresa?

Essa pequena empresa chamada Eletropaulo Metropolitana se tornou a mais rentável entre os blocos e foi privatizada em 1999. Um leilão foi realizado para a venda do controle acionário, o que aconteceu em 15 de abril de 1998. As empresas compradoras foram as americanas AES Corporation e Houston Industries Energy, Inc. (que agora se chama Reliant Energy), ambas americanas, pela brasileira Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e pela francesa Électricité de France (EDF).

Quem controla a Eletropaulo atualmente?

Hoje, o controle é da AES Corp. Em 2001, a empresa comprou as ações da Elient e da CSN. A partir de então, a empresa começou a ser chamada de AES Eletropaulo. A AES Corp. trabalha com energia elétrica em 21 países e emprega cerca de 25 mil pessoas. Outras empresas fazem parte do Grupo AES Brasil: a AES Serviços, a AES Sul, a AES Uruguaiana e a AES Tietê.

Qual é o tamanho da empresa?

A Eletropaulo distribui energia para 24 cidades da Grande São Paulo, inclusive a capital. São cinco milhões de unidades distribuidoras nessa área, que atendem mais de 16 milhões de pessoas. A Eletropaulo possui cerca de 4 mil funcionários. Esses números fazem da empresa a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina.

Como emitir uma segunda via da conta de luz?

Se você é consumidor da Eletropaulo e precisa fazer a emissão da 2ª via da conta de luz em São Paulo, poderá solicitar o serviço através do site https://www.aeseletropaulo.com.br. No site indicado, basta acessar a Agência Virtual e depois em Extrato e 2ª via de conta. Para obter o serviço pelo site é necessário informar o CPF do consumidor e o número da instalação elétrica da residência.


 
Veja também: