Datasul. História e fusão com a TOTVS

Perguntas e respostas sobre o Datasul, trajetória histórica, softwares e soluções em gestão empresarial, fusão com a TOTVS, entre outras perguntas relacionaras.

» Página Inicial

O que é a Datasul?

É uma empresa multinacional de capital brasileiro, cuja sede se localizava na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. O segmento de atuação da Datasul era o desenvolvimento e a comercialização de soluções em gestão empresarial na forma de softwares. Na verdade, ela foi considerada pioneira nesse serviço. Durante os seus 30 anos de atuação, ela atendeu mais de 6 mil clientes.

Qual é a trajetória histórica da Datasul?

A fundação da empresa aconteceu em 1978, quando Miguel Abuhab resolveu criá-la com o intuito de prestar uma assessoria para indústrias, no sentido de implementar centros de processamento de dados. Apenas em 1986 ela desenvolveu o seu primeiro software de gestão administrativa.

A partir daí, a Datasul começou a criar softwares que se tornaram conhecidos, como o Mangnus, em 1989, elaborado em linguagem de 4ª geração e o EMS, em 1998, que era basicamente uma evolução das funcionalidades do software anterior.

Também em 1998, a Datasul conquistou recursos de fundos de investimentos estadunidenses, que marcou a sua relação com o mercado internacional. Com o crescimento, a empresa resolveu adotar o sistema de franquias tanto para comercializar, quanto para desenvolver seus softwares, em 1999.

O que aconteceu com a Datasul?

Nos dias de hoje, não existe mais uma empresa chamada Datasul, porque no mês de julho de 2008, ela foi incorporada pela TOTVS. Essa transação deu origem à maior empresa de criação e venda de softwares para gestão empresarial de todo o Brasil, que também é uma das maiores do mundo.

A anexação da Datasul pela TOTVS aconteceu por uma operação comercial que movimentou cerca de R$ 700 milhões!

Atualmente, fazem parte dessa entidade cerca de 3 mil profissionais, não apenas no Brasil, mas também em outros países da América Latina graças ao sistema de franquias de distribuição. A título de curiosidade, a maior delas é a GWA-São Paulo, mas existem diversas outras que também são muito importantes.


 
Veja também: